Últimas Notícias

[5]

Máscaras não causam problemas respiratórios nem em pacientes com graves danos pulmonares


 

Em um estudo publicado no periódico Annals of the American Thoracic Society (1), pesquisadores resolveram investigar as mudanças nos níveis de dióxido de carbono e de oxigênio em indivíduos saudáveis assim como em veteranos militares com doença obstrutiva pulmonar crônica (DOPC) antes e durante o uso de máscaras cirúrgicas. O uso da máscara durou 1 hora durante taxas moderadas de trabalho sendo realizado pelos voluntários. Indivíduos com DOPC enfrentam dificuldade para respirar, o que pode levar a deficiências respiratórias e/ou sensação de cansaço.


Os pesquisadores encontraram que efeitos nas trocas gasosas são menos do que mínimos com o uso das máscaras, mesmo em pacientes com DOPC trazendo quadros severos de danos pulmonares.


- Continua após o anúncio -


Para aqueles usuários com máscara que insistem experienciar falta de ar, os pesquisadores apontaram que isso é devido a um quadro de dispneia, ou seja, uma sensação de falta de ar em alguns que não é sinônimo de alterações nas trocas gasosas. Essa sensação pode ser causada por reações neurológicos (por exemplo, ao aumento de temperatura do ar inspirado ou da pele sob a máscara) ou por fenômenos psicológicos, como ansiedade, claustrofobia ou respostas afetivas a uma percepção de dificuldade respiratória. A solução para essas pessoas seria talvez retirar a máscara em situações quando outras pessoas não estiverem próximas, ou reduzir o ritmo da atividade sendo realizada.


Os pesquisadores apontaram que apenas máscaras mais restritivas, como a N95, possuem impacto nos níveis de dióxido de carbono no sangue, mas também sem efeitos deletérios em termos fisiológicos. Eles também reforçaram a importância crucial das máscaras para o controle epidêmico do novo coronavírus (SARS-CoV-2).


O estudo ajuda a esclarecer desinformações sobre as máscaras cirúrgicas e caseiras, propagadas muitas vezes por razões políticas ou ideológicas.


> Para quem quiser saber quais são as melhores máscaras caseiras contra o novo coronavírus, acesse: https://bit.ly/36Uwu98


(1) Publicação do estudo: https://www.atsjournals.org/doi/pdf/10.1513/AnnalsATS.202007-812RL

Máscaras não causam problemas respiratórios nem em pacientes com graves danos pulmonares Máscaras não causam problemas respiratórios nem em pacientes com graves danos pulmonares Reviewed by Saber Atualizado on outubro 11, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]