Últimas Notícias

[5]

O novo canto desse pássaro viralizou no Canadá


Em um estudo publicado no periódico Current Biology (1), pesquisadores reportaram um fenômeno nunca antes registrado entre as aves. Com a ajuda de observadores de pássaros, os pesquisadores mostraram que um novo canto dos pardais-de-garganta-branca (Zonotrichia albicollis) se tornou "viral" ao longo do Canadá, se espalhando por mais de 3 mil quilômetros entre os anos de 2000 e 2019, e eliminando um tradicional canto no processo (particularmente, a parte final do canto). E os pesquisadores ainda não sabem explicar o porquê da nova variante de canto - uma finalização com duas notas ao invés de três - ter se tornado tão popular entre esses pássaros em tão pouco tempo.

- Continua após o anúncio -



A maioria das espécies de pássaros mudam seus cantos de forma bem lenta, preferindo manter cantos já testados e efetivos para defender territórios e atrair fêmeas. Isso entra em linha com hipóteses sobre variações regionais de cantos ("dialetos"), as quais assumem que dialetos permanecem estáveis no contexto intra-regional, permanecem distintos entre as regiões (contexto inter-regional), e persistem dentro das populações ao longo de extensivos períodos. Teorias para explicar dialetos focam em mecanismos que promovem persistência de variantes regionais de canto mesmo na presença de fluxo genético entre regiões, como espécimes juvenis se estabelecendo em populações não-natais retendo apenas aqueles cantos dos seus repertórios que se encaixam com a vizinhança.

Na década de 1960, até onde se tem registro, pardais-de-garganta-branca ao longo do país assobiavam um canto que terminava em um tripleto constituído de três notas repetidas, porém, nas próximas décadas, uma nova variante do canto com duas notas no final começou a se espalhar entre populações locais desses pássaros. No final da década de 1990, o canto terminando em duas notas se tornou universal no oeste da região de Montanha Rochosa, e na década de 2000 apareceu na parte leste.

- Continua após o anúncio -



No novo estudo, a partir de registros coletados ao longo de duas décadas ao longo da América do Norte, os pesquisadores mostraram que a nova variante se espalhou a uma escala continental. Usando rastreadores de geolocalização, eles confirmaram que os pássaros da parte oeste do Canadá, onde os cantos de finalização com duas notas se originaram, passaram o inverno com pássaros da região central do país, onde o novo tipo de canto inicialmente se espalhou. Segundo os pesquisadores, isso sugere um potencial mecanismo de ensino de canto nessa estação. Mas o porquê do novo canto ter tomado controle do repertório vocal desses pássaros em tão pouco tempo e às custas do canto tradicional ainda permanece um mistério. No vídeo abaixo, os dois cantos são mostrados.


           


No entanto, os pesquisadores acreditam que a hipótese da transmissão indireta tendenciosa pode explicar tão notável evolução cultural de transição do tipo de canto. A hipótese sugere que certas inovações no canto são adotadas de forma não-randômica pro machos dentro de uma população, levando a rápidas transições a nível populacional para novas variantes de cantos. E, de fato, estudos mais recentes confirmam que machos juvenis aprendem e ativamente integram novos elementos aos seus cantos, mesmo sem prévia correspondência à estrutura dos cantos originais. Nesse sentido, os pesquisadores sugeriram que os pardais-de-garganta-branca podem ter modificado o final do canto tradicional para atrair melhor as fêmeas.

Ainda segundo os pesquisadores, existem evidências indicando que as fêmeas dessa espécie, de fato, prestam especial atenção à porção terminal do canto dos machos, e os machos podem incorporar e manter novos elementos de finalização caso isso desperte uma maior atenção de uma potencial parceira de acasalamento.

- Continua após o anúncio -



Para confirmar ou refutar essa proposta, mais estudos serão necessários comparando a performance de cantos terminados com duas notas em relação a cantos terminando em três notas. Ainda segundo os pesquisadores, tal seleção para incorporar novidades prevê que se novas variantes de canto aparecem dentro de populações, elas podem ser adotadas e se espalhar rápido. Isso é suportado pelo fato de que outra nova variante - um dupleto-modulado onde a primeira nota do elemento de repetição possui uma pronunciada modulação de amplitude - emergiu recentemente e está rapidamente se espalhando em uma população ao oeste das Montanhas Rochosas, similar ao canto finalizado em duas notas - e o processo está sendo acompanhado de perto pelos cientistas.  


(1) Publicação do estudo: Current Biology 

O novo canto desse pássaro viralizou no Canadá O novo canto desse pássaro viralizou no Canadá Reviewed by Saber Atualizado on julho 04, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]