Últimas Notícias

[5]

Alerta: a COVID-19 pode causar diabetes


Cada vez mais evidências vêm se acumulando no sentido de apontar que a diabetes não só é um fator de risco para quadros mais graves da COVID-19 - doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) -, como também pode ser engatilhada pela COVID-19 em indivíduos saudáveis. O SARS-CoV-2 pode ainda fomentar severas complicações em pacientes com diabetes pré-existente. 

O alerta veio em uma carta publicada hoje no periódico New England Journal of Medicine (1) e assinada por um grupo internacional de 17 notáveis especialistas em diabetes envolvidos no projeto CoviDiab Registry, uma iniciativa de pesquisa colaborativa internacional. A carta também anunciou o estabelecimento de um Registro Global dos novos casos de diabetes em pacientes com COVID-19, esse o qual visa entender a extensão e características das manifestações de diabetes em pacientes com COVID-19, e estabelecer as melhores estratégias de tratamento e monitoramento dos pacientes afetados durante e após a pandemia.

- Continua após o anúncio -



Existe uma relação bidirecional entre COVID-19 e diabetes. Se por um lado a diabetes está associada com um aumento de risco para um severo quadro de COVID-19 (20-30% das mortes pela doença têm sido reportadas em pacientes com diabetes), por outro lado um novo quadro de diabetes e de severas complicações metabólicas de pacientes já diabéticos, incluindo cetoacidose diabética e hiperosmolaridade para os quais excepcionais altas doses de insulina (I) são necessárias, têm sido observados entre os pacientes infectados com o SARS-CoV-2. Essas manifestações de diabetes são ainda pouco compreendidas e sugerem uma complexa patofisiologia da diabetes COVID-19-relacionada.

-----------

O SARS-CoV-2 se liga à enzima angiotensina conversora 2 (ACE2) para entrar nas células (II). Essa enzima é expressa em tecidos e órgãos metabólicos cruciais, incluindo as células-beta pancreáticas, tecido adiposo, intestino delgado e os rins. Portanto, é plausível que o SARS-CoV-2 possa causar alterações pleiotrópicas no metabolismo de glicose no corpo que poderiam complicar a patofisiologia de uma diabetes pré-existente ou mesmo levar a um novo mecanismo de deflagração da doença.

-----------

Somando-se a isso, existem evidências pré-pandêmicas para uma causa viral de diabetes cetose-inclinada, incluindo outros coronavírus que também se ligam ao receptor ACE2. Maiores incidências de glicemia de jejum e de diabetes aguda têm sido reportadas entre pacientes com pneumonia associada ao SARS (causada pelo vírus SARS-CoV-1) do que entre aqueles com pneumonia não-associadas ao SARS.

- Continua após o anúncio -



No agregado, essas observações fornecem suporte para a hipótese de um potencial efeito diabetogênico da COVID-19, além da já bem reconhecida resposta de estresse associada com doenças severas. No entanto, ainda é incerto se as alterações no metabolismo de glicose que ocorrem de forma súbita em pacientes com formas mais severas da COVID-19 são persistentes ou são apenas temporárias. O quão frequente é o fenômeno da diabetes disparada pela COVID-19? É uma nova forma de diabetes ou uma diabetes correspondendo ao clássico tipo 1 ou tipo 2? Esses pacientes aumentam os riscos de uma diabetes ou de cetoacidose diabética? Em pacientes com pré-diabetes, a COVID-19 muda a patofisiologia da doença?

O novo Registro Global proposto vem para responder essas perguntas e avançar o nosso conhecimento da diabetes.


(1) Referência: NEJM

> Para mais informações sobre o Registro Global, acesse: http://covidiab.e-dendrite.com/


Alerta: a COVID-19 pode causar diabetes Alerta: a COVID-19 pode causar diabetes Reviewed by Saber Atualizado on junho 12, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]