Últimas Notícias

[5]

Há 3400 anos, os antigos jogavam bola com a bunda nas terras altas da Mesoamérica


O jogo de bola representa uma das características mais persistentes e icônicas das antigas civilizações Mesoamericanas, mas sua origem e evolução ainda permanecem pouco entendidas, mas sendo primariamente associadas à Costa do Golfo e às terras baixas costeiras no sul do Pacífico. Enquanto que um dos campos mais antigos de jogo de bola data de 1650 a.C., nas terras baixas de Chiapas, tais campos esportivos nunca foram documentados nas terras altas da Mesoamérica até um milênio mais tarde, sugerindo um menor envolvimento das civilizações nessas regiões na evolução do jogo de bola.

----------
Leitura recomendada (Mesoamérica)

No entanto, em 2015, os arqueólogos Jeffrey Blomster e Víctor Salazar Chávez começaram a escavar um sítio arqueológico em Etlatongo, no México, representando uma vila de 3400 anos atrás nas montanhas de Oaxaca. Em específico, eles concentraram a exploração no centro do local, o qual parecia ser um importante espaço público. Mas ao invés de encontrarem estruturas associadas a um palácio ou a um templo, os pesquisadores desenterraram um chão de pedra plano que se estendia por pelo menos 46 metros (cerca de metade do comprimento de um campo de futebol), flanqueado por baixos degraus feitos de barro e pedras. Montes de pelo menos 1 metro de altura fechavam a estreita área dessa superfície (viela) de ambos os lados.

Após vários anos de escavação e de mapeamento, os pesquisadores agora concluíram que a misteriosa estrutura era um campo usado no jogo de bola, e o mais antigo conhecido, datando do Período Formativo Inferior (1500-1000 a.C.). Isso indica que que o jogo de bola - particularmente o jogado com os quadris - possui raízes ainda mais profundas na cultura Mesoamericana em toda sua extensão territorial, o qual mais tarde evoluiu para um crucial componente dos estados subsequentes nessa parte da América. O achado foi reportado esta semana no periódico Science Advances (1).

- Continua após o anúncio -



O jogo de bola de borracha é uma das características mais fundamentais da antiga Mesoamericana, uma região cultural pré-Colombiana englobando a Guatemala, Belize, a maior parte do México, Honduras, o oeste de Honduras e El Salvador. Mais de 2300 campos desse esporte - o qual assumia várias formas, com a principal sendo a jogada com os quadris - tinham sido previamente descobertos nessa região histórica, indicando a grande importância do jogo de bola para os antigos Mesoamericanos. Amplos dados visuais, iconográficos e arquiteturais das duas mais conhecidas civilizações Mesoamericanas - Maia e Asteca- enfatizam os focos políticos e ritualísticos do jogo de bola, com simbolismos que incluem a regeneração da vida e a manutenção da ordem cósmica. Segundo inferências a partir de registros arqueológicos Maias, o jogo de bola fazia parte de uma disputa entre mortais heroicos e divindades do submundo, na criação do universo.




Apesar de terem existido vários esportes concorrentes praticados na Mesoamérica, incluindo aqueles que também utilizavam bolas e os mesmos espaços de prática, o jogo de bolas com os quadris tem sido interpretado como a única versão que geralmente requeria um campo/pátio formal e é a versão que aparece com mais frequência nas imagens arquitetônicas, especialmente na arte monumental estabelecida em espaços públicos. Essa versão se tornou relativamente padronizada e reconhecida dentro e entre regiões culturais, e jogada em diferentes níveis sócio-políticos nos estados Mesoamericanos. Basicamente, o jogo era uma mistura de futebol com basquete, mas sem o uso das mãos ou dos pés: jogadores rebatiam as bolas de borracha em seus quadris visando atravessar anéis colocados a uma certa altura - 3 a 5 metros - acima da viela de jogo.




Mas apesar da centralidade do jogo de bola a várias sociedades que se estabeleceram na Mesoamérica ao longo de mais de 3 mil anos, sua evolução durante o Formativo Inferior, na época em que a maioria das características civilizatórias Mesoamericanas coalesceram, ainda permanecia obscura. Os períodos Formativos são divididos em: Formativo Inicial (1900-1500 a.C.); Formativo Inferior (1500-1000 a.C.); Formativo Médio (1000-400 a.C.); Formativo Superior (400-100 a.C.); Formativo Tardio (400 a.C.-100 d.C.); Formativo Terminal (100-300 d.C.).


- Continua após o anúncio -



No novo estudo, os pesquisadores reportaram a descoberta do mais antigo pátio para o jogo de bola (ballcourt) até o momento conhecido, na região Misteca de Etlatongo, no território Mexicano. A estrutura foi construída entre 1443 e 1305 a.C. (~1374 a.C.), sendo 800 anos mais antiga do que aquelas das regiões montanhosas do centro do México e mais de 1000 anos mais antiga do que qualquer outro pátio de jogo em Oaxaca. A descoberta também coloca as terras altas da Mesoamérica como uma importante região para a origem e evolução do jogo de bola, além de indicar interações sociais e regionais mais complexas nessas áreas.

Reforçando as evidências dando suporte ao pátio esportivo, os pesquisadores também encontraram figuras humanas esculpidas junto à estrutura. Essas figuras representavam indivíduos vestindo cintos com almofadas feitos especificamente para rebater as pesadas bolas de borracha com os quadris de forma mais segura e eficiente. Os pesquisadores também encontraram que o pátio de jogo era substancialmente diferente de outras versões posteriores, com a ausência de aros - provavelmente o jogo era mais similar ao vôlei nessa época, mas praticado com os quadris - e com montes laterais de maior volume e altura.





O pátio em Etlatongo existiu durante um período transformativo na Mesoamérica, quando os primeiros líderes políticos e religiosos da região emergiram e o amplo comércio entre comunidades despontou. Arqueólogos consideram esse o começo da cultura Mesoamericana. Nesse contexto, o jogo de bola provavelmente ajudou a fortalecer alianças e parcerias comerciais entre as comunidades ao trazer diferentes times juntos, e também dado a novos líderes a chance de demonstrarem poder e riqueza ao hospedar as festividades esportivas. Somando-se a isso, o novo fenômeno da desigualdade social pode ter sido realçado por aqueles ganhando os melhores lugares entorno do pátio para assistir ao jogo.


(1) Publicação do estudo: Science Advances

Há 3400 anos, os antigos jogavam bola com a bunda nas terras altas da Mesoamérica Há 3400 anos, os antigos jogavam bola com a bunda nas terras altas da Mesoamérica Reviewed by Saber Atualizado on março 15, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]