Últimas Notícias

[5]

Complicações do sarampo podem englobar hepatite, apendicite e meningite


Já era sabido que o sarampo, uma das doenças humanas mais contagiosas e causada por um vírus do gênero Morbillivirus, além de ser perigoso por si só, pode levar a complicações secundárias potencialmente letais, como pneumonia e inflamações cerebrais. Somando-se a isso, um estudo publicado em novembro de 2019 (!) tinha encontrado que a infecção por esse vírus compromete o sistema imune por meses ou até mesmo por anos, levando o corpo a literalmente 'esquecer' sua imunidade desenvolvida a outros patógenos no passado. E essa baixa no espectro do sistema imune pode ultrapassar 70%. Agora, em um estudo publicado no BMJ Case Reports (1), pesquisadores reforçaram mais uma vez a gravidade subestimada do sarampo, ao encontrar mais três condições sérias causada pela doença.

- Continua após o anúncio -



O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa, com sintomas incluindo febre, tosse, conjuntivite e aparecimento de erupções avermelhadas por toda a pele. A doença é totalmente prevenível com a vacinação, esta a qual é segura e efetiva. Até algumas décadas atrás era pensado que o sarampo seria extinto devido à vacina, assim como ocorreu com a varíola. Porém, no início do século XXI, campanhas antivacinas contra a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) fomentadas por um estudo criminoso publicado no final da década de 1990 (1) levaram a um substancial declínio nas taxas de vacinação. Em 2017, o número total de mortes devido ao sarampo alcançou 110 mil, a maioria crianças muito novas.

----------
(!) Para saber mais, acesse:

Mais um grave motivo para as crianças serem vacinadas contra o sarampo
> Vacina: História, Conquistas e Mitos

Muitas das mortes atribuídas diretamente ao vírus do sarampo são causadas por infecções secundárias devido à ação do vírus de infectar e danificar funcionalmente as células do sistema imune. Durante os primeiros 3 a 10 dias de infecção, 20 a 70% das células de memória são infectadas, incluindo células-B, células-T, e células do plasma no tecido linfoide e no sangue periférico. Extensivos danos de longo prazo na memória do sistema imunológico também podem ser causadas pela infecção. Esse robusto ataque ao sistema imune potencialmente pode causar graves danos em órgãos de todo o corpo.

O novo estudo reportou três casos de complicações antes não associadas ao sarampo, registradas em um hospital de Malta, EUA, em 2019. Os três pacientes com sarampo tiveram complicações adicionais como resultado direto da infecção.

O primeiro caso foi um homem Maltês de 29 anos sem problemas médicos significativos no passado, o qual se apresentou com um histórico de 4 dias com febre associada com calafrios, náuseas e múltiplos episódios de vômito. O paciente tinha tomado apenas uma das duas doses da vacina contra o sarampo. Outros sintomas observados e subsequentes análises laboratoriais denunciaram infecção por sarampo complicada por hepatite. O paciente foi tratado com fluídos de forma intravenosa. Após 3 semanas o paciente se recuperou sem qualquer sequela e as funções hepáticas melhoraram.

O segundo caso foi uma mulher Britânica de 18 anos, durante uma viagem para Malta, com um histórico de 3 dias de erupções vermelhas com coceira no seu tronco, face e membros. Outros sintomas, como tosse seca e dor na fossa ilíaca - exacerbada por movimentos - também foram observados. Exames laboratoriais e via raios-X revelaram sarampo complicado por apendicite, e uma infecção viral no trato respiratório oportunista. Acompanhamento clínico e tratamento com antibiótico por 2 semanas foram o suficiente para a recuperação total. A paciente nunca tinha tomado a vacina contra o sarampo.

O terceiro caso, um homem de 42 anos de idade foi diagnosticado com sarampo pelo clínico geral, confirmado com exames laboratoriais. A infecção também deflagrou severa dor de cabeça, visão embaçada, irritação ocular, e um quadro de conjuntivite. O paciente estava febril e com leve enrijecimento do pescoço. Meningite viral também foi diagnosticada. Análises subsequentes revelaram lesões pseudo-dendríticas bilaterais, tratada com suspensão ocular de dexametasona por 7 dias. Após acompanhamento clínico por 2 semanas, o paciente se recuperou totalmente.

- Continua após o anúncio -



Esses casos reforçam a importância da vacinação. Complicações para o sarampo têm sido reportadas em cada órgão humano devido à imunossupressão generalizada. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), aproximadamente 30% dos casos reportados de sarampo são acompanhados de uma ou mais complicações, ocorrência mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade e adultos com mais de 20 anos. Complicações respiratórias são as mais comuns, apresentando-se como pneumonite, pneumonia ou supra-infecção bacteriana. A severidade irá depender do estado avançado da infecção, e tratamento intensivo pode ser necessário. Danos neurais permanentes também podem emergir e deflagrar inclusive um estado vegetativo.

Muitos associam o sarampo apenas como uma doença incômoda em termos estéticos, por deixar marcas visíveis e generalizadas na pele. Porém, essa infecção viral está associada a uma alta taxa de mortalidade, especialmente por representar uma porta de entrada para diversas e graves condições patológicas, de forma similar à AIDS, e por isso é tão perigosa para idosos e crianças pequenas.


(1) Publicação do estudo: BMJ

Complicações do sarampo podem englobar hepatite, apendicite e meningite Complicações do sarampo podem englobar hepatite, apendicite e meningite Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 25, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]