Últimas Notícias

[5]

Pacientes com HIV perdem imunidade contra a varíola mesmo vacinados e sob antirretrovirais


Em um estudo publicado esta semana no periódico Journal of Infectious Diseases (1), pesquisadores da Universidade de Ciência & Saúde de Oregon, EUA, reportaram que pacientes com o vírus HIV (2) - responsável pela AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida) - perdem a imunidade contra a varíola, mesmo após recuperação do sistema imune com o tratamento antirretroviral (coquetel) e tendo sido vacinados na infância contra a doença.

----------
(2) Para mais informações, acesse: Mais do que confirmado: HIV indetectável é intransmissível


Até o momento era incerto se a infecção por HIV resultava em uma perda permanente de células-T de memória geradas na infância via vacinação ou infecção prévia. Para esclarecerem essa questão, os pesquisadores no novo estudo realizaram analisaram 50 pares de mulheres Norte-Americanas positivas e negativas para o HIV. As respostas totais de células-T de memória foram medidas após estimulações anti-CD3 ou após estimulação pelo vírus vaccinia para medir as células-T elicitadas após a vacinação na infância contra a varíola. Anticorpos vaccinia-específicos foram medidos via uma técnica chamada de ELISA. Os pesquisadores escolheram a varíola porque o último caso registrado nos EUA da doença foi em 1949, implicando que os participantes do estudo não foram recentemente expostos ao vírus, e, consequentemente, novas respostas de anticorpos específicos não foram engatilhadas.

Os pesquisadores encontraram que os sistemas imunes de mulheres HIV-positivo que estavam sob terapia antirretroviral - apesar de apresentarem uma contagem de células-T similar àquela de mulheres HIV-negativa - tinham uma resposta limitada quando o sangue delas era exposto ao vírus vaccinia, o qual é usado na vacina contra a varíola. Normalmente, aqueles vacinados contra a varíola possuem células-T CD4+ que 'lembram' do vírus e prontamente respondem em grandes números quando são expostas novamente ao patógeno. Estudos prévios já tinham mostrado que células-T CD4+ varíola-específicas são mantidas até 75 anos após a vacinação. Em outras palavras, células-T antígeno-específicas de memória não são recuperadas via antirretrovirais nos pacientes infectados com o HIV.

- Continua após o anúncio -



Chamado de 'amnésia HIV-associada', o achado pode explicar o porquê de pessoas vivendo com o HIV tendem a ter vidas mais curtas na média do que pessoas não-infectadas pelo vírus, mesmo sob terapia antirretroviral. Aliás, o achado do estudo fica em linha com outros estudos mais recentes que reportaram uma perda/amnésia de imunidade contra doenças como a gripe (vírus influenza) após serem infectadas pelo vírus do sarampo (3). Estudos futuros irão investigar se existe a perda de memória imune para outras doenças além da varíola em pacientes infectados com o HIV.

----------
(3) Para mais informações, acesse: Mais um grave motivo para as crianças serem vacinadas contra o sarampo


(1) Publicação do estudo: TJID

Pacientes com HIV perdem imunidade contra a varíola mesmo vacinados e sob antirretrovirais Pacientes com HIV perdem imunidade contra a varíola mesmo vacinados e sob antirretrovirais Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 05, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]