Últimas Notícias

[5]

Estudo alerta para potenciais graves riscos no uso de maconha por pacientes cardíacos


Segundo um estudo de revisão publicado esta semana no periódico Journal of the American College of Cardiology (1), os cardiologistas deveriam avisar os seus pacientes sobre os potenciais riscos do uso de maconha, incluindo efeitos dessa droga com alguns medicamentos cardiovasculares comuns de prescrição. O alerta é baseado na análise de estudos prévios sobre a associação entre consumo de maconha e condições cardiovasculares.

- Continua após o anúncio -



Em meio às campanhas de legalização e popularidade cada vez crescente da maconha, cada vez mais pessoas estão usando a droga de forma recreativa ou medicinal. No entanto, como a maconha é frequentemente propagandeada como um 'produto natural inofensivo e saudável', muitos usuários ignoram os potenciais riscos associados aos compostos bioativos da maconha, e até mesmo grávidas a usam para o tratamento de enjoo, algo mais do que irresponsável e perigoso para o feto. Os receptores canabinoides estão distribuídos em múltiplos tecidos e células individuais, incluindo plaquetas, tecido adiposo e miócitos. Os efeitos da maconha impactam todo o corpo e efeitos a longo prazo ainda são pouco entendidos.

----------
Para mais informações sobre os riscos e benefícios associados com o consumo de maconha, acesse: Fumo e uso recreativo da maconha: lobo sob pele de cordeiro
----------

No novo estudo, os pesquisadores estimaram que mais de 2 milhões de pacientes cardiovasculares nos EUA estão usando maconha, mesmo com estudos observacionais sugerindo uma associação entre essa droga e um amplo espectro de riscos cardiovasculares.

Notavelmente, os pesquisadores encontraram que o uso da maconha carrega vários dos mesmos riscos cardiovasculares do fumo de tabaco, principalmente quando se considera que os produtos vendidos no mercado estão ficando cada vez mais potentes (maior concentração do fitocanabinoide THC, principal componente psicoativo da maconha). E os cada vez mais ofertados canabinoides sintéticos têm sido ligados a efeitos farmacodinâmicos mais prolongados e deletérios. Enquanto que o nível de evidência é modesto, existem dados suficientes para recomendar cautela no uso de maconha para pacientes em alto risco cardíaco, incluindo aqueles se apresentando com um novo ataque cardíaco ou uma nova arritmia, ou quem já foi hospitalizado por causa de uma falha cardíaca.

Ainda segundo o estudo, certos medicamentos cardiovasculares, incluindo estatinas e anticoagulantes, podem ser substancialmente afetados pelos compostos bioativos da maconha. Para exemplificar, os níveis de estatina podem aumentar no sangue quando usada junto com o consumo de maconha porque ambos são metabolizados através de um rede de enzimas hepáticas chamadas de sistema citocromo P450. Da mesma forma, os níveis de anticoagulantes como a warfarina podem também aumentar quando usados junto com a droga. Ou seja, em ambos os casos, a maconha amplifica o efeito desses medicamentos no corpo, algo potencialmente grave.

- Continua após o anúncio -



Os pesquisadores recomendam que os cardiologistas avaliem seus pacientes quanto ao uso de maconha, perguntando com qual frequência e em quais quantidades a droga é consumida, além de questionar como o consumo é feito (ingestão, fumo, cigarro eletrônico, etc.). Somando-se a isso, eles também sugeriram que mais estudos clínicos randomizados e rigorosos sejam feitos avaliando os impactos diretos dos componentes da maconha na saúde cardiovascular.


(1) Publicação do estudo: JACC

Estudo alerta para potenciais graves riscos no uso de maconha por pacientes cardíacos Estudo alerta para potenciais graves riscos no uso de maconha por pacientes cardíacos Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 21, 2020 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]