Últimas Notícias

[5]

Tintas permanentes e alisadores de cabelo associados ao câncer de mama


Em um estudo publicado no periódico International Journal of Cancer (1), cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos EUA encontraram que mulheres que usam tinturas permanentes e produtos químicos de alisamento para os cabelos possuem um risco substancialmente maior de desenvolverem câncer de mama do que mulheres que não usam esses produtos. E quanto maior a frequência no uso desses produtos, maior o risco associado, este o qual também mostrou variar dramaticamente dependendo do grupo humano/"racial" analisado.

- Continua após o anúncio -



Para chegarem nessa conclusão, os pesquisadores analisaram os dados de 46709 mulheres - idades de 35 até 74 anos - coletados em um estudo nacional prévio chamado Sister Study. Inicialmente eles encontraram que mulheres que usavam tinturas permanentes no cabelo eram 9% mais prováveis de desenvolverem câncer de mama do que mulheres que não usavam esses produtos. Entre mulheres Afro-Americanas, o uso dessas tintas a cada 5-8 semanas ou mais estava associado com um risco 60% maior de câncer de mama quando comparado com mulheres caucasianas. Uma explicação para essa diferença pode ser devido ao fato de que tintas comercialmente promovidas para mulheres Afro-descendentes possuírem maiores concentrações de compostos hormonais-desreguladores, como já reportado por estudos prévios. Já para o uso de tintas temporárias ou semi-permanentes, os pesquisadores encontraram apenas um pequeno ou nenhum aumento no risco.

Para o caso dos alisadores químicos, os pesquisadores encontraram um risco em torno de 30% maior para o desenvolvimento de câncer de mama nas mulheres que usavam esses produtos a cada 5-8 semanas. E apesar desse aumento no risco ter sido quantitativamente similar entre mulheres caucasianas e afro-descendentes, essas últimas mostraram usar esses produtos com muito mais frequência devido provavelmente aos padrões históricos e culturais de beleza moldados por séculos de preconceito fenotípico.

Os achados podem ajudar a explicar em parte o porquê de nos EUA mais mulheres afro-descendentes serem mais prováveis de ser diagnosticadas com subtipos agressivos de tumores e de morrer após o diagnóstico de câncer de mama. Os achados também corroboram estudos mais recentes prévios que encontraram riscos aumentados em torno de 25% para o câncer de bexiga e o câncer de mama associados ao uso de tintas de cabelo.

- Continua após o anúncio -



É estimado que mais de 1/3 das mulheres acima de 18 anos de idade nos EUA usem tintas de cabelo, e esses produtos contêm mais de 5 mil substâncias químicas, incluindo algumas com propriedades mutagênicas e endócrinas, como aminas aromáticas. Em específico, constituintes dessas tintas como o 2,4-diaminoanisol sulfato e o para-fenilenediamina já mostraram induzir tumores nas glândulas mamárias de ratos. Outras aminas aromáticas, incluindo o 4,aminobifenil-(ABP) pode alcançar o tecido mamário; mulheres que usam tintas de cabelo possuem uma chance 8 vezes maior de ligações ABP-DNA detectadas nas células epiteliais das mamas.

No caso dos alisadores de cabelo (tratamento químico), usados para tornar os fios de cabelo permanentemente ou semi-permanentemente lisos ou relaxados, esses contêm uma mistura de compostos potencialmente tóxicos, incluindo formulações nas quais o comprovadamente carcinogênico formaldeído (formol) é o ingrediente ativo. Aliás, o uso de formol não é permitido em alisantes capilares aqui no Brasil (2). Além da associação com cânceres, essa substância pode causar danos à córnea, queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda dos cabelos. O glutaraldeído (glutaral), devido à semelhança química com o formol, também tem sido utilizado de forma irregular como alisante de cabelo. Os riscos para a saúde associados ao uso do glutaral de forma irregular são os mesmos do formol.

Apesar do estudo ter sido observacional - ou seja, não comprovando causalidade - e necessitar de mais estudos clínicos e observacionais de alta qualidade que reproduzam os seus achados, os pesquisadores recomendam que as mulheres tentem evitar ao máximo o uso desses produtos.


(1) Publicação do estudo: IJC

IMPORTANTE: Não foi usado o termo 'raça' na matéria, sendo feita apenas uma menção entre aspas ("raciais"), porque não existe evidência científica - especialmente genéticas - corroborando a existência de raças/subespécies na nossa espécie (Homo sapiens), apesar de ser um termo ainda amplamente usado na literatura médica para se referir a grupos humanos que compartilham certos genótipos/fenótipos em comum. Para saber mais sobre o assunto, acesse:  Existem raças humanas?

(2) Para mais informações, acesse: Anvisa

Tintas permanentes e alisadores de cabelo associados ao câncer de mama Tintas permanentes e alisadores de cabelo associados ao câncer de mama Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 06, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]