Últimas Notícias

[5]

A NASA confirmou vapor de água em Europa




A água, sem sombra de dúvidas, é a principal base de sustentação para a vida como a conhecemos. Sua molécula, H2O, possui propriedades físico-químicas únicas - especialmente em termos de solubilidade - que permitem uma vasta complexidade de reações e sistemas bioquímicos (1). Por isso detectá-la na forma líquida em planetas e satélites naturais é tão importante, já que representa a primeira evidência de que vida como a conhecemos pode estar ali presente e evoluindo. No Sistema Solar, o único planeta onde água líquida foi confirmada é a Terra, mas existem satélites naturais orbitando Júpiter, Saturno e Netuno que são suspeitos de abrigarem água líquida sob suas superfícies, e um deles tinha sido confirmado em anos recentes: Encélado, um satélite natural de Saturno (2). Suspeita-se que Plutão (planeta-anão) possa também abrigar um oceano sob sua superfície (3).

----------
Para saber mais, acesse:

Nesse sentido, cientistas também sempre suspeitaram que uma subsuperfície de oceano salgado se encontra sob a crosta de gelo de Europa, um dos 79 satélites naturais de Júpiter. Forças gravitacionais de Júpiter manteriam esse oceano líquido (geração de calor a partir de movimentações oriundas da interação gravitacional com a massa de Europa) e poderiam também criar parciais acúmulos de água (lagos ou bolsões) na camada exterior. Em 2014 e em 2016, o telescópio espacial Hubble chegou a identificar possíveis plumas de jatos de água saindo da superfície de Europa, mas nenhuma detecção direta de água tinha sido realizada.

- Continua após o anúncio -



Agora, um time internacional de cientistas trabalhando no Centro Espacial Goddard de Voo em Greenbelt, Maryland, detectaram pela primeira vez vapor de água acima da superfície de Europa. A detecção ocorreu através de observações em um dos maiores telescópios do mundo, no Hawaii (sobre o vulcão dormente Mauna Kea), conhecido como 'Observatório W. M. Keck'. Para a detecção, os pesquisadores utilizaram um espectrógrafo que mede a composição química de atmosferas planetárias através de luz infravermelha emitida ou absorvida. Quando as moléculas de água na atmosfera interagem com a radiação solar, elas emitem frequências específicas de infravermelho, uma assinatura que pode ser detectada pelo Keck.

Os cientistas reportaram o achado em um estudo publicado no periódico Nature Astronomy (4). No total, os pesquisadores conseguiram detectar cerca de 2095 ± 658 toneladas de água na hemisfera de Europa, com uma taxa de injeção a partir da superfície de 2360 kg de água por segundo. O time detectou um fraco sinal de água apenas uma vez ao longo de 17 noites de observações entre os anos de 2016 e 2017. As moléculas de água detectadas foram observadas no lado do satélite Europa voltado para Júpiter (assim como a Lua está gravitacionalmente travada à Terra, a mesma face de Europa está sempre voltada para Júpiter) (5). Os níveis de emissão foram menores do que antes estimados, com eventos raros e localizados de mais forte atividade.

----------
(5) Leitura recomendada: Erros mais comuns sobre a Lua?

O achado dá ainda mais suporte para a hipótese de que, de fato, existe um oceano de água líquida sob a superfície de grossa camada de gelo de Europa, talvez duas vezes maior do que o total de águas oceânicas na Terra. Outra fonte de água para as plumas pode ser reservatórios rasos de gelo derretido não muito abaixo da superfície de Europa. É também possível, mas muito remotamente, que a água observada sendo injetada na atmosfera está sendo arrancada da camada de gelo da superfície via o forte campo de radiação de Júpiter, porém o novo estudo argumenta contra esse mecanismo. A fonte parece ser realmente de grandes depósitos de água líquida.

- Continua após o anúncio -



Os astrônomos esperam obter maiores detalhes de Europa com a missão 'Europa Clipper' planejada de ser lançada em meados de 2020. Quando chegar no satélite natural, a sonda Clipper irá orbitar e conduzir análises na superfície de Europa, do seu interior, da sua fina atmosfera, do seu provável oceano subsuperficial, e, potencialmente, até mesmo de ventos ativos em pequena escala. A sonda também irá tentar tirar fotos das plumas de água e obter amostras da atmosfera (identificando seus componentes via espectrômetros de massa). Um dos principais objetivos da missão é determinar o real potencial de vida em Europa.

Elementos químicos essenciais para a vida (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre) e fontes de energia, dois dos três requisitos para a vida como a conhecemos, são encontrados por todo o Sistema Solar. Água líquida, o terceiro, até o momento, foi confirmada na Terra, e em Encélado. E, com as evidências agora obtidas, Europa em breve entrará para a lista de confirmação.


(4) Publicação do estudo: Nature

Referência adicional: NASA
A NASA confirmou vapor de água em Europa A NASA confirmou vapor de água em Europa Reviewed by Saber Atualizado on novembro 19, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]