Últimas Notícias

[5]

Nobel de Física vai para pioneiros na cosmologia e na busca por exoplanetas


O Cosmologista James Peebles e os Astrônomos Michel Mayor e Didier Queloz ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2019 por importantes descobertas sobre a evolução do Universo e, nesse contexto, da Terra.

Em 1995, Mayor, na Universidade de Geneva, e seu então estudante Queloz descobriram o primeiro exoplaneta orbitando uma estrela similar ao Sol. Eles detectaram o planeta através da sua interação gravitacional com sua estrela (51 Pegasi) - no caso, via análise do fraco 'puxão gravitacional' (gravitational pull) associado -, uma técnica que é agora usada para estudar mais de 4 mil exoplanetas já revelados.

- Continua após o anúncio -



Já James Peebles, o qual está trabalhando na Universidade de Princeton, New Jersey, desenvolveu um sistema teórico que, segundo o Comitê do Nobel, formou a "fundação do nosso entendimento moderno da história do Universo, do Big Bang até os dias atuais". Peebles ajudou a sedimentar as fundações teóricas para as micro-ondas cósmicas de fundo (CMB), o 'pós-brilho' resultante do Big Bang (1). Ele também ajudou a estabelecer o atual 'Modelo Padrão' da evolução do Universo, no qual matéria escura (2) atua de forma central para a construção de estruturas de larga escala do Cosmos, como galáxias e agrupamentos de galáxias.

-----------
(1) Leitura recomendada: O que é a Expansão do Universo?
(2) Leitura recomendada: Matéria Escura, Energia Escura e Massa Negativa

Mayor e Queloz dividiram metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas (US$900000,00) e Peebles receberá a outra metade.

(Esta matéria será ainda atualizada ao longo do dia para mais detalhes sobre os trabalhos dos pesquisadores)

> Referência: Nature

Nobel de Física vai para pioneiros na cosmologia e na busca por exoplanetas Nobel de Física vai para pioneiros na cosmologia e na busca por exoplanetas Reviewed by Saber Atualizado on outubro 08, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]