Últimas Notícias

[5]

O Monstro do Lago Ness pode ter sido uma enguia gigante


Desde o primeiro avistamento reportado na Idade Média, no século VI, várias hipóteses e das mais variadas têm sido construídas para explicar o que seria o suposto Monstro do Lago Ness: uma relíquia pré-histórica, um esturjão gigante, ou mesmo um galho ou um barco abandonado. Nesse sentido, para ajudar a esclarecer esse mistério, um time internacional de pesquisadores da iniciativa Super Natural History (1) resolveu analisar amostras ambientais de DNA das águas do famoso lago para identificar todos os possíveis animais que vivem ali. O resultado das análises pode ter trazido um suspeito antes ignorado.

- Continua após o anúncio -



O Lago Ness, localizado nas Terras Alas da Escócia, Reino Unido, se estende por cerca de 37 km, com uma área em torno de 56 quilômetros quadrados e uma profundidade que pode alcançar os quase 230 metros. É nesse lago onde a alegada criatura conhecida como Monstro do Lago Ness é dita de ter sido avistada, no mínimo, umas mil vezes desde os períodos medievais. Geralmente essa criatura é descrita como um tipo de dragão marinho ou como um plesiossauro. Apesar de atrair muitos turistas e marcar profundamente a cultura pop, evidências científicas até o momento para esse "monstro" são praticamente nulas.

Nesse sentido, cientistas da da Europa e da Australásia resolveram conduzir uma robusta análise para tentar revelar algum tipo de animal que possa ter vivido no lago - ou que possa sinistramente ainda estar vivo -  e que se encaixe com os relatos históricos. Para isso, foram coletadas centenas de amostras de água do Lago Ness e de lagos próximos - 250 no total -, das quais material genético foi extraído e sequenciado. Isso forneceu ao time de cientistas 500 milhões de sequências de DNA, as quais quando comparadas com bancos de dados globais de DNA mostraram um compreensivo quadro da vida presente no lago, desde bactérias até peixes. Mas os pesquisadores encontraram alguma coisa grande o suficiente para explicar o monstro?

Infelizmente, nada foi encontrado que remotamente esteja relacionado com um réptil gigante da era Jurássica. Ou seja, a ideia de um Plesiossauro no Lago Nesse não possui suporte científico com base nos dados coletados. Grandes tubarões e outros peixes gigantes também não foram evidenciados no montante de material genético analisado, incluindo possíveis esturjões. Porém, os pesquisadores encontraram bastante DNA pertencente a enguias (ordem Anguilliformes). Seria o monstro uma enguia anormalmente gigante? Uma talvez de uns 10-12 metros e bastante massiva poderia se encaixar com os relatos históricos.


Segundo os pesquisadores, a hipótese de uma enguia gigante é uma possibilidade, mas pela análise realizada das amostras de DNA não dá para rastrear o tamanho das enguias no lago. Mais trabalho de campo será necessário para saber se existem enguias gigantes no lago que possam dar suporte para um espécime anormalmente grande que possa ter emergido no lago ao longo da sua história.

- Continua após o anúncio -



No total de vertebrados, foram identificadas 11 espécies de peixes, 3 espécies de anfíbios, 22 espécies de aves e 19 de mamíferos, a maioria de espécies conhecidas de serem residentes dentro ou no entorno do lago.

De qualquer forma, como lembraram também os pesquisadores, as análises não provam que um "monstro" existiu ou não no lago, mas suportam uma nova hipótese sobre a identidade da misteriosa criatura.


(1) Referência: Loch Ness Hunters

O Monstro do Lago Ness pode ter sido uma enguia gigante O Monstro do Lago Ness pode ter sido uma enguia gigante Reviewed by Saber Atualizado on setembro 25, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]