Últimas Notícias

[5]

Mascar chiclete pode deixar você mais alerta e atento para diversas situações



Pesquisadores encontraram que mascar chiclete afeta diferentes indicadores de alerta e melhora a atenção, apesar do mecanismo para esses efeitos permanecer não esclarecido.

Nesse sentido, mascar chiclete pode, portanto, "agir como um meio relativamente barato e seguro para otimizar a atenção sustentada" de acordo com a conclusão dos autores do novo estudo trazendo o achado, publicado no periódico Physiology & Behavior (1).

- Continua após o anúncio -



Segundo os pesquisadores, da University College Cork, Irlanda, já existia robusta evidência de que mastigar chiclete estava associado com uma melhora no estado de alerta, particularmente em situações onde o nível de alerta está depletado, como em um contexto de trabalho fatigante.

No novo estudo, os pesquisadores resolveram investigar mais a fundo a questão, realizando medidas do sistema nervoso central e do sistema cardiovascular e analisando como essas medidas estavam relacionadas à performance em atividades exigindo alto nível de alerta e de atenção. Para isso, 40 participantes completaram uma tarefa de vigilância (requerendo atenção sustentada) quatro vezes - baseline (referência base), com ou sem mascação de chiclete, e duas vezes após mascar chiclete (goma de mascar padrão).

Os resultados do estudo clínico mostraram que a ação de mascar chiclete acelera o tempo de reação e aumenta a taxa de detecções corretas de alvos, apesar das detecções corretas caírem durante a segunda tarefa pós-mastigação. A mastigação de chiclete também aumentou a taxa cardíaca - mas somente durante a mastigação - e aumentou o poder beta frontal e temporal, incluindo imediatamente pós-mastigação, mas não seguindo as tarefas pós-mastigação.

Os pesquisadores concluírem que "o efeito otimizador da mastigação de chiclete na acuracidade de vigilância sugere que o ato pode ser útil em um número de contextos aplicados, como conduzir veículos automotivos; já foi sugerido que isso pode ser testado usando técnicas de simulação de direção, similar aos testes utilizados para avaliar os efeitos da cafeína".

- Continua após o anúncio -



É válido mencionar também que os autores encontraram que mascar chiclete não afeta os níveis de ansiedade. Isso entra em conflito com resultados de estudos anteriores investigando os efeitos da goma de mascar sob condições de estresse agudo.


(1) Publicação do estudo: Physiology & Behavior

Mascar chiclete pode deixar você mais alerta e atento para diversas situações Mascar chiclete pode deixar você mais alerta e atento para diversas situações Reviewed by Saber Atualizado on setembro 27, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]