Últimas Notícias

[5]

Humanos vêm usando mamadeiras há pelo menos 3 mil anos

Ao longo de várias décadas, arqueólogos vêm encontrando peculiares vasos de barro durante escavações em antigas vilas Europeias. Os pequenos copos de cerâmica - como os três mostrados na imagem acima - possuem aberturas superiores que facilmente comportam a mão de um adulto, mas com pequenos e estreitos bicos nas laterais trazendo orifícios de saída. Alguns desses copos são decorados com padrões geométricos, e outros trazem formatos de animais. Diversas hipóteses já foram propostas para explicar a função desses recipientes, como semeadores, alimentadores de doentes e idosos, e, a mais defendida, mamadeiras para bebês, servindo como verdadeiros simuladores de bicos maternos para o consumo de leite (humano ou de outros mamíferos).

- Continua após o anúncio -



Agora, cientistas parecem ter resolvido o mistério ao analisar resíduos deixados dentro de três vasos similares ao apontados na imagem acima. Todos os três foram encontrados no túmulo de crianças muito novas (1-2 anos de idade, máximo 6 anos) na região da Bavaria, Alemanha, e datando entre 1200 e 450 a.C. Essa foi a primeira pista (a maioria desses copos são de fato encontrados em túmulos de crianças), e quando os pesquisadores analisaram os vestígios químicos via cromatografia gasosa de alta temperatura e espectrometria de massa, eles encontraram ácidos graxos derivados de leite. Ao analisarem as proporções de isótopos de carbono nessas moléculas e tamanho das cadeias carbônicas, ficou sugerido que em dois copos (um deles representados pela imagem a na figura abaixo) o leite em questão era derivado de ruminantes, como vacas, ovelhas e cabras. No terceiro copo (representado pela imagem b), os pesquisadores encontraram evidências de outro tipo de mamífero, talvez porcos ou mesmo humanos.


Os achados - publicados ontem no periódico Nature (1) - significam que os bebês estavam bebendo leite de animais não-humanos através de mamadeiras há pelo menos 3 mil anos atrás. Essas mamadeiras de cerâmica portanto apareceram já no Neolítico Europeu - na época de domesticação de mamíferos visando a produção de leite -, se tornando comuns nas Eras do Bronze e do Ferro. A provável função dessas mamadeiras seria fornecer um suplemento nutricional para as crianças muito novas na fase de desmame e na fase de interrupção da amamentação. Alimentação suplementar do Neolítico até a Era do Ferro na Europa Central é sugerida de ter início ao redor dos seis meses de idade e o desmame completo aos 2-3 anos de idade. Essa forma de alimentação, obviamente, vinha com riscos, já que o leite é específico para cada espécie de mamífero no período de amamentação (distinto balanceamento qualitativo e quantitativo entre carboidratos, lipídios e proteínas) e, por ser não-pasteurizado, pode carregar perigosos patógenos. Mas em um momentos necessidade, e sem as modernas fórmulas a disposição, são riscos compensados pelos benefícios.

- Continua após o anúncio -



E como um dos mais antigos copos de cerâmica do tipo foi encontrado na região de Steigra, Alemanha, e datado em 5500-4800 a.C., isso indica que as mamadeiras já estavam sendo usadas pelos humanos desde a pré-história e bem antes do primeiro registro escrito conhecido (~3200 a.C., no Egito).


(1) Publicação do estudo: Nature

Humanos vêm usando mamadeiras há pelo menos 3 mil anos Humanos vêm usando mamadeiras há pelo menos 3 mil anos Reviewed by Saber Atualizado on setembro 25, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]