Últimas Notícias

[5]

Nosso ancestral em comum com os chimpanzés já possuía adaptações terrestres


Um estudo publicado no periódico eLife (1) mostrou que os primatas superiores Africanos se adaptaram a viver no solo, incluindo o ancestral em comum nosso com os chimpanzés/bonobos e com os gorilas. Isso indica que a linhagem humana e dos homininis em geral evoluiu de um ancestral que não era limitado às árvores ou outros habitats elevados, possuindo adaptações para viver no solo em alguma forma e frequência.

Os humanos são os únicos mamíferos bípedes com locomoção via passos, uma inovação que necessitou de uma dramática mudança morfológica ao longo de milhões de anos de evolução. E grande parte dessa transformação evolutiva é mais do que evidente na anatomia do pé humano, o qual se tornou um órgão propulsivo, com um dedão incapaz de realizar a tarefa de 'agarrar' - como nos outros primatas hoje vivos -, e um arco que possibilita a economia de energia durante o ato de andar e de correr. Nesse sentido, será que o pé humano evoluiu de um ancestral comum com outros primatas superiores que já possuía alguma adaptação terrestre ou as adaptações terrestres dos humanos, chimpanzés, bonobos e gorilas evoluíram de forma independente a partir de um ancestral totalmente arborícola?

- Continua após o anúncio -



Para responder essa questão, o pesquisador Thomas Cody Prang, do Centro para o Estudo das Origens Humanas da Univesidade de New York, EUA, resolveu analisar mais a fundo o fóssil da espécie Ardipithecus ramidus - apelidado de 'Ardi' -, um ancestral humano que viveu há cerca de 4,4 milhões de anos na região hoje da Etiópia. Revelado em 2009, o Ardi é evolutivamente muito próximo - e o mais próximo conhecido - do nosso ancestral comum com os chimpanzés e bonobos. Nesse sentido, Prang mediu os comprimentos proporcionais relativos de múltiplos ossos no pé do fóssil para avaliar a relação entre o movimento da espécie (locomoção) e as características esqueléticas (morfologia). Subsequentemente, foram construídos modelos estatísticos sobre como seria o ancestral comum entre nós e os chimpanzés.

O resultado das análises mostrou que os ancestrais primatas comuns entre humanos e outros primatas superiores que possuem uma vida parcialmente ou completamente terrestre eram também adaptados a viverem no solo. Antes, estudos sobre os fósseis do Ardi sugeriam que seu pé eram mais similar ao de macacos (primatas arborícolas) do que o pé de chimpanzés e gorilas. O novo achado implica que o bipedalismo humano derivou de uma forma de locomoção quadrúpede similar àquelas vista nos atuais primatas superiores que compartilham características terrestres conosco. Segundo Prang, a elongação na região mediana do pé e a redução falangeal no Ardi relativo aos primatas superiores Africanos mostrou ser consistente com a hipótese de uma crescente capacidade propulsiva associada com uma forma mais primitiva de bipedalismo.



Basicamente, isso significa que o primeiro passo para o bipedalismo humano não envolveu uma descida evolutiva das árvores para o solo, já que nossos ancestrais mais antigos já tinham conquistado substanciais adaptações terrestres. Nesse cenário, uma pergunta interessante feita pelo autor do estudo é se a típica locomoção terrestre quadrúpede dos chimpanzés e gorilas, onde a mão apoia-se no chão na forma de "soco", evoluiu de forma independente ou se é uma herança do ancestral comum, implicando talvez que os nossos ancestrais homininis mais antigos também andavam dessa forma antes do bipedalismo. O achado também levanta outra pergunta: se o tão antigo ancestral comum nosso com os chimpanzés já tinha adaptações para uma vida terrestre, porque apenas os humanos evoluíram uma postura bípede ereta para a locomoção via passos apesar da retenção das capacidades de escalar árvores dos ancestrais diretos do gênero Homo?


Para responder essas duas últimas perguntas, o próximo passo agora seria investigar quais as pressões seletivas favoreceram o singular bipedalismo do gênero Homo, especialmente entre Neandertais e humanos modernos.


(1) Publicação do estudo: eLife

Nosso ancestral em comum com os chimpanzés já possuía adaptações terrestres Nosso ancestral em comum com os chimpanzés já possuía adaptações terrestres Reviewed by Saber Atualizado on maio 02, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]