Últimas Notícias

[5]

O consumo alcoólico moderado está associado com elevado risco de hipertensão


Um estudo apresentado na 68° Sessão Científica Anual da American College of Cardiology, analisando mais de 17 mil adultos, mostrou que o consumo moderado de bebidas alcoólicas - 7 a 13 drinks (1) por semana -  substancialmente aumenta os riscos do indivíduo desenvolver hipertensão, o que mais uma vez entra em conflito direto com a controversa alegação - já bastante questionada (2) - de que o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode trazer benefícios à saúde cardíaca.

----------
(1) 1 drink representa cerca de:

- 280 ml de cerveja;
- 190 ml de uma cerveja com alto teor alcoólico;
- 120 ml de vinho;
- 35 ml de um destilado 40%;

Obs.: ultrapassar 3 drinks em qualquer dia representa consumo pesado
------------

(2) Para entender essa polêmica, acesse: A verdade por trás dos supostos benefícios do consumo alcoólico à saúde


Todos sabem que o consumo excessivo ('pesado') de bebidas alcoólicas é bastante prejudicial à saúde. O que pouca gente sabe é que o consumo alcoólico em qualquer nível é um dos principais fatores de risco - dose dependente - para o desenvolvimento de cânceres (3). Mas o que muita gente acredita é que o consumo moderado de bebidas alcoólicas, especialmente o vinho (apesar das alegações visarem quaisquer bebidas alcoólicas), pode trazer benefícios à saúde cardíaca, incluindo fatores de prevenção a certas doenças cardiovasculares. Isso não possui comprovação científica. Essa sugestão surgiu a partir de estudos observacionais, os quais estão associados a várias incertezas e não identificam causas, apenas tendências superficiais. Além disso, grande parte dos indivíduos analisados nesses estudos possuem 50 anos ou mais, sendo incerto se outros pararam de beber mais jovens por causa de problemas gerados pelo consumo alcoólico. De qualquer forma, os resultados desses estudos, frequentemente financiados pela indústria alcoólica, foram extensivamente promovidas por essa última, estabelecendo uma incerteza como um fato científico.

(3) Leitura recomendada: Bebidas alcoólicas e o câncer

No entanto, cada vez mais estudos começaram a mostrar que o consumo alcoólico não parece trazer benefícios ao corpo ou, se traz, é ofuscado pelos prejuízos. Meta-análises nos últimos anos reforçam esse cenário (2). Aliás, dois estudos recentes mostraram que mesmo o consumo alcoólico moderado está associado a preocupantes danos cerebrais (4) e, inclusive, com danos no órgão cardíaco (5). Porém, como a indústria alcoólica quer vender, ela não ajuda a divulgar essas informações, porque quer que as pessoas bebam de moderado a pesado, já que o consumo leve não gera muito lucro. Muitos especialistas já pedem que pelo menos nas embalagens de bebidas alcoólicas sejam colocados avisos sobre a associação entre consumo alcoólico e câncer.

(4) Para saber mais, acesse: O consumo alcoólico, mesmo moderado, está associado com graves danos no cérebro

(5) Para saber mais, acesse: Mesmo o consumo moderado de bebidas alcoólicas é um fator de risco para a fibrilação atrial

- Continua após o anúncio -



O novo estudo traz mais um peso de evidência contra o consumo alcoólico moderado, criticando também a maioria dos controversos estudos observacionais já publicados por frequentemente envolverem pequenos grupos de análise (ou pouco diversos) e por não acessaram um importantíssimo dado dos pacientes: pressão sanguínea, a qual é o principal fator de risco para ataques cardíacos e derrames quando elevada. Nesse sentido, para corrigirem essas limitações, os pesquisadores acessaram dados no NHANES (National Health and Nutrition Examination Study) - um estudo de larga escala e de longo prazo sendo realizado desde o final da década de 1980 pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), e considerado o mais completo e representativo da população dos EUA - de 17059 adultos Norte-Americanos. Os dados vêm sendo acumulados desde 1988-1994 até agora, incluindo a pressão sanguínea continuamente registrada por profissionais de saúde e o comportamento de consumo alcoólico.

Os pesquisadores dividiram os participantes em três grupos: aqueles que nunca consumiram bebidas alcoólicas, aqueles que consumiam entre 7 e 13 drinks por semana (em um padrão de consumo moderado) e aqueles que consumiam 14 ou mais drinks por semana (consumidores pesados). Em seguida, o estado da pressão sanguínea desses pacientes foi acessado. Estágio 1 de hipertensão é considerado quando o indivíduo possui pressão sanguínea sistólica entre 130 e 139 ou diastólica entre 80 e 89. Estágio 2 de hipertensão é quando a pressão sanguínea sistólica ultrapassa 140 ou quando a diastólica ultrapassa os 90.

Comparado com aqueles que nunca beberam, consumidores moderados de bebidas alcoólicas mostraram possuir 53% maior chance de terem hipertensão no estágio 1, e duas vezes maior chance de terem hipertensão no estágio 2. O padrão nos consumidores pesados de bebidas alcoólicas seguiu a mesma tendência mas de forma mais pronunciada (como esperado): em relação àqueles que nunca beberam, as chances de estarem no estágio 1 eram 69% maiores e as chances de estarem no estágio 2 eram 2,4 vezes maiores. No geral, a média de pressão sanguínea naqueles que nunca beberam era de 190/67 mmHg, de 128/79 mmHg nos consumidores moderados, e de 153/82 mmHg entre os consumidores pesados.

Na análise do estudo, os pesquisadores ajustaram os dados para a idade, sexo, 'raça', renda, e risco cardiovascular devido a outros fatores de risco que não fossem oriundos do consumo alcoólico.

- Continua após o anúncio -



Independentemente das incertezas do novo estudo, seus resultados deixam uma coisa clara: consumo moderado de bebidas alcoólicas está longe de ser 'benéfico' à saúde cardíaca, corroborando outros estudos de alto impacto anteriores. As pessoas devem, idealmente, se limitarem a um consumo leve ou, melhor ainda, não iniciarem o consumo alcoólico, especialmente por causa do risco de alta dependência que varia de pessoa para pessoa.


ATENÇÃO: O consumo alcoólico deve ser completamente cortado durante a gravidez. Mulheres não devem beber qualquer quantidade ou tipo de bebida alcoólica durante esse período. Para mais informações, acesse: Álcool e Gravidez: Nunca!

OBS.: Apesar de usarmos o termo genérico 'álcool' para nos referirmos à droga das bebidas alcoólicas, a substância ali é o etanol, um tipo de álcool. Do ponto de vista químico, 'álcool' é uma classe de substâncias, a qual inclui o metanol, etanol, propanol, etc.


Referência: ACC

O consumo alcoólico moderado está associado com elevado risco de hipertensão O consumo alcoólico moderado está associado com elevado risco de hipertensão Reviewed by Saber Atualizado on março 08, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]