Últimas Notícias

[5]

Chuvas geradas pelo Aquecimento Global estão derretendo o gelo na Groenlândia


Por causa das mudanças climáticas, os eventos de chuva estão ficando cada vez mais comuns nas camadas de gelo que cobrem a Groenlândia, engatilhando processos súbitos de degelo que estão deixando a superfície descoberta e mais escura, fomentando ainda mais o degelo, segundo reportou um estudo publicado hoje no periódico The Cryosphere. Além disso, algumas partes congeladas da Groenlândia estão recebendo chuva em larga escala até mesmo no inverno - um fenômeno que ficará cada vez mais frequente à medida que o aquecimento global continue aumentando. Em um cenário onde o gelo da Groenlândia derrete completamente, o nível dos mares pode aumentar até 7 metros, gravemente ameaçando diversas regiões costeiras.

Há décadas que a Groenlândia vem perdendo gelo devido ao progressivo aquecimento da superfície terrestre. Desde 1990, as temperaturas médias acima da cobertura de gelo da região subiram até 1,8°C no verão, e até 3°C no inverno. Com uma área total congelada de 1,06 milhões de quilômetros quadrados, estima-se que a Groenlândia esteja perdendo cerca de 270 bilhões de toneladas de gelo anualmente. Até pouco tempo atrás, os cientistas acreditavam que essa perda de gelo era oriunda em grande parte de icebergs se desprendendo em direção ao oceano. Mas em anos recentes, análises mostraram que o derretimento direto se tornou o fator dominante, respondendo a cerca de 70% da perda anual. E, agora, foi revelado que a chuva está cada vez mais fomentando esse derretimento.

- Continua após o anúncio -



Para chegarem nessa conclusão, os pesquisadores combinaram imagens de satélites com dados de observações terrestres acumulados entre 1979 e 2012 para analisarem os fatores contribuindo para a perda de gelo na Groenlândia. As imagens de satélite são essenciais, porque permitem o mapeamento em tempo real do degelo, já que conseguem distinguir neve/gelo de água líquida. Os resultados mostraram que o degelo associado com as chuvas e seus subsequentes efeitos praticamente dobraram durante o verão, e triplicaram no inverno. O total de precipitação caindo sobre a região não mudou; o que mudou foi a forma de precipitação (neve para chuva), devido à atuação de fluxos anômalos de ar quente e úmido. Quase um terço (~28%) de todo o derretimento observado estava sendo iniciado pelas chuvas. Grande parte da massa de gelo que deveria estar sendo ganha no inverno para compensar as perdas no verão está sendo perdida.

O degelo pode ser fomentando por vários fatores - geralmente complexos - mas a introdução de água líquida é o mais poderoso de todos. Enquanto que um ar mais quente pode derreter o gelo diretamente, esse mecanismo não é eficiente. Porém, esse ar mais quente do que o normal pode disparar uma cascata de eventos (mudanças climáticas), um deles sendo uma maior probabilidade de precipitação da água condensada na atmosfera na forma de chuva (água líquida). Cada gota de água carrega bastante energia térmica acumulada - a água possui um alto valor de calor específico, ou seja, para subir 1°C é necessário muito calor -, entregando essa energia acumulada para a superfície de gelo, derretendo este último, e liberando mais energia. E, ao mesmo tempo, o ar mais quente frequentemente favorece a formação de mais nuvens, segurando ainda mais o calor sendo emitido pela superfície terrestre (1). E essa superfície se torna mais escura com o derretimento da neve que antes estava cobrindo o solo.

(1) Leitura recomendada: Por que o calor vai do quente para o frio?

Essa combinação de fatores cria um ciclo de derretimento que alimenta a si mesmo, piorando ainda mais a situação. Esses eventos que seguem uma precipitação podem continuar consumindo gelo superficial por vários dias. Aliás, o novo estudo mostrou que a duração desses eventos aumentaram nas últimas décadas, de 2 dias para 3 dias nas temporadas mais frias, e de 2 dias para 5 dias no verão. E, se não bastasse, enquanto que parte da água derretida acaba sendo congelada novamente após ou durante o evento, esse congelamento se torna substancialmente diferente do original, não refazendo mais a camada de neve altamente reflexiva que ajudava a amenizar o aquecimento via radiação solar. O gelo re-congelado se torna uma camada mais escura e mais densa, próximo ou sobre a superfície. Assim, quando a luz solar atinge essa superfície, esta se aquece mais e promove o derretimento de mais gelo. E a água líquida gerada acaba encontrando um caminho com menos resistência em direção ao mar sobre a nova estrutura de gelo.

- Continua após o anúncio -



E a Groenlândia não é o único lugar nas altas latitudes do hemisfério norte que está sendo afetado pelo aumento das precipitações na forma de chuva. Nos últimos anos, intensas chuvas anômalas de inverno atingiram o norte do Canadá, descongelando a camada de gelo e re-congelando-a sobre plantas as quias os herbívoros da região normalmente se alimentam, levando a dizimações de populações na área. No Alasca, áreas permanentemente congeladas - pelo menos até recentemente - começaram a derreter devido às chuvas mais constantes, levando à liberação de grandes quantidades de metano, um gás com potencial estufa diversas vezes maior do que o dióxido de carbono (2).

(2) Para entender mais sobre o assunto, acesse: Aquecimento Global: Uma problemática verdade

Entre 1993 e 2014, a aceleração do aumento do nível global dos mares foi de 2,2 milímetros ao ano para 3,3 milímetros ao ano, e grande parte desse aumento foi devido à maior taxa de derretimento do gelo na Groenlândia. Projeções atuais sugerem um aumento no nível dos mares de 0,6 m a 1,2 m, mas isso não leva em conta o efeito desses descongelamentos extras sendo disparados pelas chuvas.

Publicação do estudo: TC

Chuvas geradas pelo Aquecimento Global estão derretendo o gelo na Groenlândia Chuvas geradas pelo Aquecimento Global estão derretendo o gelo na Groenlândia Reviewed by Saber Atualizado on março 07, 2019 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]