Obesidade está fortemente associada com a asma nas crianças
Considerada a doença crônica mais comum na infância, a asma parece estar intimamente associada com a massa adiposa no corpo. Pesquisadores da Universidade de Duke em colaboração com o PEDSnet (National Pediatric Learning Health System) realizaram um estudo retrospectivo englobando os dados de saúde de mais de 507 mil crianças nos EUA, e encontraram que a obesidade pode ser a responsável por quase um quarto (23-27%) dos casos de asma nas crianças obesas. O achado foi publicado na Pediatrics desta semana.
Algumas das causas de desenvolvimento da asma na infância envolvem genética e infecções virais durante o desenvolvimento das crianças, sendo muitas vezes fatores que não podem ser prevenidos. Por muito tempo também tem se suspeitado do sobrepeso e da obesidade como fatores de risco para a emergência da doença tanto em adultos quanto em crianças. Nos adultos, essa relação de risco já é bem estabelecida. É estimado que a obesidade causa cerca de 250 mil novos casos de asma anualmente entre indivíduos acima dos 18 anos de idade. Entre adolescentes e crianças, esse risco não é bem esclarecido.
- Continua após o anúncio -
Para investigar essa hipótese, os pesquisadores analisaram os dados de saúde de 507496 crianças e adolescentes gerados a partir de 19 milhões de consultas médicas em seis grandes centros de saúde infantil. Esses dados estavam disponíveis através da PEDSnet, tendo sido acumulados entre os anos de 2009 e de 2015.
Os indivíduos foram classificadas como asmáticos caso tenham sido diagnosticadas por dois ou mais médicos e caso tenham recebido uma prescrição para inaladores. Testes de função pulmonar também confirmaram que elas tinham a doença. Os indivíduos obesos foram consideradas aqueles tendo um BMI (Índice de Massa Corporal) 95% acima, ou mais, daquele ideal para a idade e sexo. Aqueles com sobrepeso um BMI 85-94% maior.
Após a análise dos dados, foi encontrado que as crianças obesas possuíam um risco 30% maior de desenvolverem asma do que aquelas com uma massa corporal saudável. Crianças com sobrepeso possuíam um risco 17% maior. O risco para o desenvolvimento de asma foi calculado usando vários modelos e ajustado para outros fatores de risco como idade, sexo, status socioeconômico e alergias. Os resultados permaneceram similares.
Isso pode indicar que cerca de 10% de todas as crianças e adolescentes com idades de 2 a 17 anos - quase 1 milhão de crianças só nos EUA - podem ter evitado a doença ao manter um peso saudável.
- Continua após o anúncio -
Os cientistas ainda não sabem o porquê da obesidade e do sobrepeso serem fatores de risco para a asma na infância, mas algumas hipóteses já estão sendo exploradas, incluindo potenciais diferenças no modo como as vias aéreas e os pulmões das crianças se desenvolvem quando estão acima do peso ideal, e mudanças inflamatórias no corpo devido à obesidade.
Apesar das limitações do estudo, seus resultados trazem um importante alerta para a população, porque corroboram uma clara associação entre o excesso de massa adiposa no corpo e a asma na infância. Prevenir a obesidade infantil ganhou mais um forte argumento.
Publicação do estudo: Pediatrics
Obesidade está fortemente associada com a asma nas crianças
Reviewed by Saber Atualizado
on
novembro 29, 2018
Rating: