Últimas Notícias

[5]

Os golfinhos gostam de assistir ao Bob Esponja



Enriquecimento ambiental - a adição de estímulos para o ambiente de um animal - é um componente essencial para o bem-estar dos animais criados em cativeiro. Em centros de pesquisa ou mesmo de reabilitações, tratadores profissionais criam planos de estratégias e administram objetos, alimento, interações de zelo, ou outros estímulos diversos dentro do ambiente onde os animais se encontram para reduzirem padrões comportamentais anormais e aumentar os comportamentos espécie-específicos. No entanto, os tratadores precisam estar atentos às limitações evolucionárias e ecológicas que podem limitar os tipos de estímulos que possam ser adequados para as necessidades biológicas e sociais particulares para cada animal.

Nesse sentido, pesquisadores da Dolphins Plus Marine Mammal Responder, em Key Largo, Flórida, resolveram testar um novo método de estímulo para entreter golfinhos em instalações marinhas. Geralmente, os golfinhos nesses ambientes são entretidos com brinquedos típicos de piscina, mas os pesquisadores mostraram que esses mamíferos cetáceos podem gostar de um dos nossos passatempos preferidos: televisão.

- Continua após o anúncio -



Para chegarem nessa conclusão, os pesquisadores posicionaram grandes telas de TV em janelas submersas e rodaram vídeos para grupos de 11 golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e cinco golfinhos-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis). Vários conteúdos foram passados, incluindo cenas do oceano e de florestas de documentários do Planet Earth e episódios do famoso desenho animado Bob Esponja. Os golfinhos foram então monitorados, onde os pesquisadores procuraram por reações comportamentais e sinais de interesse, como o pressionamento da cabeça contra o vidro e agitação da cabeça, ou sinais de agressividade, como rangimento das mandíbulas ou nado com movimentos abruptos.



Antes desse experimento, o uso de vídeos para entreter animais tinha visado algumas poucas espécies, incluindo chimpanzés (Pan troglodytes), macacos Rhesus (Macaca mulatta), galinhas (Gallus gallus domesticus), cães (Canis familiaris) e gatos (Felis catus). Diferenças individuais e de gênero, fatores espécie-específicos, e reações diferenciadas a diferentes conteúdos foram observados. Fêmeas de macacos Rhesus, por exemplo, gostam de gastar mais tempo vendo televisão e sem demonstrarem habituação em comparação com os machos. Gatos domésticos preferem assistir a imagens de presas (como ratos) e cães domésticos mostram uma leve, mas não significante, preferência a vídeos contendo humanos e elementos do mundo canino.

Porém, os golfinhos no novo experimento - de ambas as espécies - não expressaram uma preferência por um ou outro dos diferentes vídeos sendo exibidos: mostraram substancial interesse por todos. Ambas as espécies interagiram com a televisão espontaneamente e sem treinamento. A maioria passou pouco tempo observando e interagindo com os vídeos (similar a cães e gatos), mas alguns indivíduos gastaram um tempo similar ao observado em chimpanzés criados em ambientes socialmente controlados (14% do tempo das sessões). Mesmo golfinhos com problemas auditivos pararam para prestar atenção à televisão, o que indica que o movimento das imagens sozinho é o suficiente para entreter esses animais. Alguns indivíduos - particularmente os machos - reagiram mais agressivamente do que outros, o que sugere que para alguns contextos, o uso de televisão pode ser inapropriado. Esses resultados foram detalhados em um estudo publicado esta semana na ZooBiology. Abaixo, um vídeo disponibilizado pelos pesquisadores mostrando os golfinhos sendo entretidos pelo Bob Esponja.

        

- Continua após o anúncio -



Além disso, segundo os pesquisadores, o uso de televisão como um estímulo e como uma ferramenta experimental pode fornecer um modo variável e interessante para modificar o ambiente cetaceano e para aprender mais sobre o processo cognitivo dos cetáceos, contando que as diferenças individuais, sexuais e espécie-específicas sejam levadas em conta.


Publicação do estudo: ZooBiology

Os golfinhos gostam de assistir ao Bob Esponja Os golfinhos gostam de assistir ao Bob Esponja Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 08, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]