Últimas Notícias

[5]

Polêmico estudo alega que finalmente encontrou eficácia terapêutica na homeopatia


E, para variar, os estudos buscando encontrar qualquer efeito terapêutico na homeopatia (1) continuam persistentemente sendo publicados, mesmo depois de décadas de fracasso. Bem, como é um mercado que movimenta bastante dinheiro, obviamente o financiamento de pesquisas nesse sentido não vai faltar. Agora, um novo estudo alega que conseguiu demonstrar efeitos analgésicos em ratos usando um produto homeopático. Defensores da homeopatia ao redor do mundo, especialmente na Itália - onde existe um atual debate sobre como classificar os remédios homeopáticos (medicamentos ou apenas preparações) - estão considerando o estudo como sólida evidência de que a prática funciona. Porém, vários cientistas lançaram diversas críticas à metodologia e à qualidade geral do estudo.


Outros estudos similares já foram publicados e refutados pela comunidade acadêmica, mas esse novo está chamando bastante atenção porque passou por uma revisão no periódico Scientific Reports, uma das ramificações da Nature. No entanto, vários erros metodológicos estão sendo apontados por pesquisadores não associados com o estudo, o que levanta questões sobre se o processo de revisão foi adequado. Como se trata de um periódico de grande impacto e importância, seria lamentável - e suspeito - que um estudo alegando que a homeopatia funciona fosse aprovado para publicação com tanto descaso, especialmente considerando toda a polêmica em torno do assunto.

- Continua após o anúncio -



No estudo em questão, Patil e colaboradores reportaram que uma produto homeopático - um extrato altamente diluído da planta venenosa Toxicodendron pubescens - é efetivo na redução de inflamações e dores tanto em culturas de células laboratoriais quanto em animais (no caso, ratos).

No entanto, vários cientistas, especialmente na Itália, apontaram que o estudo possui baixa qualidade, devido ao uso de apenas oito animais (pequeno grupo de testes), ao fato do estudo não ter sido um duplo-cego (onde os pesquisadores não saberiam quais dos animais inicialmente receberam o medicamento, evitando interpretações tendenciosas) e à metodologia de mensuração da dor, a qual foi avaliada de forma indireta ao observar o modo como os ratos retiravam as patas de um local muito frio ou muito quente (ou seja, o estudo definitivamente não pode ser extrapolado para humanos).

Os pesquisadores também apontaram erros graves no reporte dos resultados do estudo. Em um deles, os autores primeiro indicam que o extrato da T. pubescens foi diluída até uma concentração de 1x10^(-30), mas os dados de uma figura mostram os efeitos para diluições de 1x10^(-8). Outro erro identificado foi que uma figura mostra o que parece ser os mesmos dados para dois diferentes experimentos. Esses erros foram enviados para análise da Scientific Reports no dia 3 de outubro.

O time de notícias da Nature (Blog) também pediu explicações para os pesquisadores responsáveis pelo novo estudo, os quais alegaram que cometeram erros na hora de redigir o reporte, mas que continuam confiantes dos resultados, afirmando que todos os experimentos foram realizados com rígida integridade e boa fé. Ainda segundo os autores, o estudo não buscou refutar ou corroborar a homeopatia, apenas testar se um produto homeopático funcionava usando "princípios farmacológicos".

Um porta-voz da Scientific Reports, esta a qual publicou o artigo do estudo no dia 10 de setembro, disse que os editores estão investigando as críticas, e que irão corrigir ou retratar o estudo caso necessário. No dia 1 de outubro o periódico colocou um aviso no polêmico artigo alertando os leitores das críticas e falhas apontadas. Na última semana, o artigo foi atualizado, com alguns dos erros apontados corrigidos.

E fica o questionamento, caro leitor: se a homeopatia é tão efetiva, por que décadas de estudo tentando corroborá-la não conseguem evidências mínimas de eficácia além do placebo? Bem, enquanto isso, os homeopatas continuam aproveitando os generosos lucros, acobertados pela dúvida gerada pelas polêmicas e estudos de baixa qualidade. 


Publicação do estudo: Scientific Reports

Referência adicional: Nature (Blog)

Polêmico estudo alega que finalmente encontrou eficácia terapêutica na homeopatia Polêmico estudo alega que finalmente encontrou eficácia terapêutica na homeopatia Reviewed by Saber Atualizado on outubro 15, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]