Últimas Notícias

[5]

General assessor de Bolsonaro afirma que o criacionismo precisa ser ensinado nas escolas


Em uma entrevista concedida ao jornal 'Estadão', o general Aléssio Ribeiro Souto, integrante da equipe de campanha de Jair Bolsonaro (PSL), e um dos responsáveis por fazer o plano de Educação em um possível governo do presidenciável, afirmou que quer a retirada de livros com 'ideologia' e o ensino sobre os 'reais fatos' que permearam o regime militar no Brasil (1964-1985). Entre as propostas de reforma educacional, Souto disse que o criacionismo precisa fazer parte do ensino nas escolas, e com a mesma importância que o 'darwinismo'.

Caso Bolsonaro seja eleito, Souto seria o líder do grupo dedicado a elaborar propostas para o Ministério da Educação com o objetivo de se fazer uma ampla revisão dos currículos e das bibliografias usadas nas escolas a fim de combater a exposição de conteúdos ideológicos e impróprios às crianças. Souto é ex-chefe do Centro Tecnológico do Exército, e afirma ser contrário à política de cotas - preferindo a valorização do mérito -, defende que o ensino sobre o período ditatorial leve em consideração as mortes e ataques ocorridos em ambos os lados (militares e movimentos de oposição) - buscando convencer os jovens de que o governo militar agiu de forma autoritária apenas para a proteção dos 'cidadãos de bem' contra os 'subversivos' (1) - e o combate à chamada 'ideologização das escolas', onde professores não deveriam transmitir assuntos relacionados à sexualidade, à 'ideologia de gênero' ou contrários às crenças religiosas para alunos no ensino fundamental, sendo que isso seria um direito inalienável dos pais (2).

  • (2) É preciso tomar cuidado, porque esse tipo de discurso leva as pessoas mais leigas a entenderem que a homossexualidade ou a transexualidade são condições passíveis de serem 'aprendidas' pelas crianças, ou seja, a ideia errônea de que um indivíduo hétero pode ser doutrinado e ter sua orientação sexual mudada. Para entender mais sobre o assunto, acesse: Homossexualidade: Criminalização, casamento e filhos  

No caso da 'ideologização', o general também deixou claro que a escola deveria tratar tanto o criacionismo quanto o 'darwinismo' com a mesma importância, sugerindo que as escolas hoje estão tentando esconder os ensinamentos do 'design inteligente'. Reproduzindo na íntegra parte da entrevista no Estadão (perguntas da entrevistadora, Renata Agostini, em negrito):


"- E se um pai desejasse que o professor ensinasse criacionismo em vez de a teoria da evolução?

Isso que eu saiba não está errado. Foram questões históricas que ocorreram. Se a pessoa acredita em Deus e tem o seu posicionamento, não cabe à escola querer alterar esse tipo de coisa, que é o que as escolas orientadas ideologicamente querem fazer, mudar a opinião que a criança traz de casa. Cabe citar o criacionismo, o darwinismo, mas não cabe querer tratar que criacionismo não existe.

- Mas no currículo escolar não consta o criacionismo. Fala-se da teoria da evolução.

A questão toda é que muito da escola na atualidade está voltada para a orientação ideológica, tenta convencer de aspectos políticos e até religiosos. Houve Darwin? Houve, temos de conhecê-lo. Não é para concordar, tem de saber que existiu."

- Continua após o anúncio -



Primeiro, o general fala sobre um assunto que ele demonstra não possuir qualquer domínio. Assim como ataques infundados de grupos religiosos e anti-evolucionistas, Souto faz menção à Darwin como se este tivesse criado uma 'religião evolucionista'. Não, o campo de estudos da evolução biológica surgiu no século XIX, foi drasticamente enriquecido e reforçado ao longo do século XX e hoje é a grande base de sustentação da Biologia Moderna. E, o mais importante, é um fato científico (3). Na época de Darwin sequer existia o campo da genética, sendo que ele foi responsável por dar o pontapé inicial na Teoria da Evolução, mas longe de finalizá-la. A evolução biológica, além das inúmeras evidências fósseis, anatômicas e ecológicas, é corroborada, principalmente, pela genética e experimentos laboratoriais. A evolução biológica é o fenômeno responsável pela diversificação de toda a vida no planeta, sendo explicada pela Teoria da Evolução (progressivamente sendo otimizada).


Já o 'criacionismo' não é nem mesmo uma hipótese científica válida, fazendo parte apenas do campo religioso de crenças. Conceitos como 'design inteligente' não devem ser misturados com ciência. Você pode ter fé e trabalhar com a ciência, mas você não pode moldar a ciência à sua fé - ou ignorá-la - apenas porque isso vai ao encontro do seu agrado. Aliás, o Prêmio Nobel de Química deste ano foi concedido a pesquisadores que se basearam na Teoria Evolutiva para a feitura de importantes novos anticorpos e enzimas (4).


Respondendo ao general, o criacionismo não consta no currículo escolar de Ciências porque isso não é ciência. O que deve ser ensinado é a Evolução Biológica, um fato científico. Não se ensina nas escolas que vacinas causam autismo porque isso não é verdade, apesar da existência de uma legião de pessoas que acreditam no contrário.

O candidato Bolsonaro, aliás, todos os candidatos à presidência, já mostraram expressar grande apego religioso para atrair o voto da população, mas essa estratégia política não pode literalmente refletir em planos governamentais visando áreas críticas de saúde, ciência e educação. Hoje enfrentamos uma grave crise de Pós-Verdade, onde crenças pessoais estão se transformando em fatos e as evidências científicas estão cada vez mais sendo menosprezadas. Não podemos permitir o progresso dessa crise.


Entrevista completa: O Estado de S.Paulo

General assessor de Bolsonaro afirma que o criacionismo precisa ser ensinado nas escolas General assessor de Bolsonaro afirma que o criacionismo precisa ser ensinado nas escolas Reviewed by Saber Atualizado on outubro 15, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]