Últimas Notícias

[5]

Navio de 2400 anos atrás encontrado intacto no Mar Negro



Esta semana, pesquisadores anunciaram a descoberta do que está sendo considerado oficialmente o navio intacto naufragado mais antigo do mundo. No caso, é um navio mercante Grego datando de 2400 anos atrás e encontrado no fundo do Mar Negro, na costa Bulgariana.

Possuindo 23 metros de comprimento, o mais interessante é que a embarcação lembra muito o design de navios que decoravam vasos de vinho da Antiga Grécia. Além da carcaça extremamente bem conservada, os lemes, assentos para o remo e até mesmo o conteúdo das suas possessões foram muito bem conservados.



- Continua após o anúncio -



A explicação para essa extrema conservação, é que a embarcação - construída ao redor do ano de 400 a.C. - afundou e permaneceu por todo esse tempo em um ambiente aquático anóxico, ou seja, livre de oxigênio (o qual, aliás, caracteriza boa parte das profundezas do Mar Negro). Somando-se a isso, como a embarcação está situada a 2000 metros de profundidade, ficou a salvo de mergulhadores da idade moderna visando suas possíveis riquezas ('caçadores de tesouro').

Até o momento, houve apenas uma exploração inicial do navio, onde os pesquisadores utilizaram robôs (na forma de submarinos controlados por controle remoto) para um mapeamento tridimensional da embarcação e para a coleta de amostras que possibilitaram sua datação via análise quantitativa dos isótopos de carbono.

Os arqueólogos esperam agora a obtenção de mais recursos financeiros para explorar mais a fundo o navio e sua carga, saber de onde vinha e para onde estava indo, sua tecnologia de navegação, entre outras valiosas informações.

Os responsáveis pela descoberta fazem parte da equipe do projeto Black Sea MAP (Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro, na tradução da sigla em inglês), o qual representa o maior empreendimento já feito para a exploração do Mar Negro em busca de artefatos e evidências arqueológicas diversas. Nos últimos três anos, o Black Sea MAP já encontrou 67 destroços de embarcações, incluindo navios Romanos mercantes e um Cossaco mercante do século XVII.


Referências:
1. https://www.bbc.com/news/world-europe-45951132
2. http://cma.soton.ac.uk/research/black-sea-map/
3. http://www.britishmuseum.org/

Navio de 2400 anos atrás encontrado intacto no Mar Negro Navio de 2400 anos atrás encontrado intacto no Mar Negro Reviewed by Saber Atualizado on outubro 26, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]