Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem o mais antigo desenho conhecido já feito por humanos, há 73 mil anos



Um novo estudo publicado Nature descreveu um fragmento de pedra com marcas do desenho humano abstrato mais antigo conhecido, datando cerca de 73 mil anos atrás. A pedra artisticamente decorada com riscos marrom-avermelhados na forma de 'hashtags' (#) foi descoberta em uma pequena caverna localizada na África-do-Sul.

Durante a Idade da Pedra, humanos pré-históricos (Homo sapiens) já expressavam arte de várias formas, como decorações com conchas e trabalhos em ossos. Mas em algum momento, eles começaram a explorar uma nova forma de arte: desenhos. Representações abstratas e descritivas produzidas via desenho - já descobertas na Europa, África e Sudeste Asiático datando após 42 mil anos atrás - são um dos principais indicadores de cognição e comportamento modernos. Só que permanece incerto quando esse novo tipo de arte surgiu entre os humanos.

- Continua após o anúncio -



Investigando as entranhas da Caverna Blombos - um trabalho que teve início em 2011 - pesquisadores acabaram encontrando nove linhas vermelhas se cruzando sobre uma superfície rochosa. Análises químicas revelaram que as linhas eram feitas de ocre (barro formado pela mistura de minerais contendo sílica, alumina e óxido de ferro, com uma coloração vermelho-amarronzada). Análises microscópicas revelaram que a pedra fazia parte de uma amoladeira, e que o desenho foi feito na superfície de amolar - mais lisa - dessa última. Simulando a feitura das marcas do desenho, os pesquisadores buscaram, então, determinar se elas foram feitas com uma tinta baseada em ocre ou através de um giz de ocre constituído do pó de ocre. Os testes mostraram que só a ponta do giz de ocre conseguia produzir os mesmos padrões de estriações e linhas do desenho original.


Figura animada mostrando a extensão original das marcas no desenho antes do fragmento de pedra ser retirado da pedra maior amoladeira. 

Determinado o material usado para a feitura do desenho, observações microscópicas cuidadosas concluíram que a arte foi realizada de forma intencional, especialmente uma linha que parece ter sido feita de frente para trás e, novamente, de trás para frente.

- Continua após o anúncio -



Esse achado indica que a nossa espécie já era sofisticada e moderna nos meados da Idade da Pedra, inclusive dominando diferentes técnicas para a produção de designs gráficos. Aliás, outras expressões artísticas também foram encontradas na Caverna Blombos datando cerca de 100 mil anos a.C. (fora e dentro dessa caverna foi continuamente habitado por antigos humanos entre 100 mil e 72 mil anos) Além disso, um estudo recente também sugere que os Neandertais (Homo neanderthalensis) já vinham desenhando em paredes de cavernas há cerca de 65 mil anos (1), algo que aparentemente coincide com o período que engloba os desenhos primordiais da nossa espécie. 

(1) Para saber mais, acesse: Neandertais, arte e linguagem

Ainda é incerto o que o desenho revelado representa. Mas, como lembrado por um dos autores do estudo publicado na Nature, mesmo pinturas e desenhos feitos por humanos hoje são difíceis de serem interpretados. Criatividade não encontra limites.

Compartilhe:



Publicação do estudo: Nature

Referência adicional: Nature (Blog)

Cientistas descobrem o mais antigo desenho conhecido já feito por humanos, há 73 mil anos Cientistas descobrem o mais antigo desenho conhecido já feito por humanos, há 73 mil anos Reviewed by Saber Atualizado on setembro 13, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]