Cientistas estão cultivando mini-cérebros de Neandertais
Há décadas os pesquisadores vêm tentando entender como o cérebro dos Neandertais (Homo neanderthalensis) funcionava e o quanto era parecido com o nosso. Evidências fósseis nos dão o volume e formato do espaço dentro do crânio - algo que nos dá um volume aproximado do cérebro e pistas sobre a sua organização -, e a recente descoberta de pinturas em cavernas realizadas por Neandertais sugerem que eles possuíam uma inteligência similar à nossa (1). Mas agora os cientistas possuem uma potencial e poderosa nova base de investigação: mini-cérebros geneticamente engenhados!
- (1) Para saber mais, acesse: Neandertais também sabiam fazer arte e provavelmente dominavam a linguagem
- Continua após o anúncio -
Utilizando o famoso e popular editor genético CRISPR (2), amostras antigas de DNA e 'organoides' construídos a partir de células-tronco, dois times de pesquisa estão geneticamente engenhando células-tronco fusionadas com genes de Neandertais e as crescendo para a formação de proto-cérebros em miniatura. Um dos grupos, da Universidade da Califórnia, e liderado pelo geneticista Alysson Muotri, está cultivando células-tronco em massas do tamanho de ervilhas que imitam o córtex - a camada exterior de um real cérebro -, tanto humanas quanto de Neandertais. Nesse último caso, Moutri está focando em um único gene - conhecido como NOVA 1 - de quase 200 genes Neandertais codificadores de proteínas que diferem da nossa espécie.
- (2) Sugestão de leitura: CRISPR-Cas9: O poder da edição genética!
- (2) Sugestão de leitura: Splicing pode ser a chave para explicar o rápido processo evolutivo de domesticação dos girassóis
- (3) Para saber mais, acesse: A problemática questão do autismo
- Continua após o anúncio -
Moutri e colaboradores desenvolveram os organoides de humanos modernos (sem o NOVA 1) até um estágio onde é possível detectar oscilações elétricas dentro das bolas de tecido. Agora, eles estão conectando os organoides a robôs parecidos com siris, na esperança dessas massas neurais aprenderem a controlar seus movimentos. O último estágio, então, seria fazer o mesmo com os organoides dos Neandertais e colocá-los para disputarem contra os robôs 'humanos'.
Obviamente, os organoides estão muito distantes de simularem com acuracidade o cérebro dos Neandertais, mas são uma base poderosa para extrapolações com a ajuda de outras ferramentas tecnológicas e evidências fósseis.
Compartilhe o artigo:
Referência: Science Magazine
Cientistas estão cultivando mini-cérebros de Neandertais
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 27, 2018
Rating:
