TNT pode ser substituído após 116 anos dominando o mercado de explosivos
Cientistas no Alamos National Laboratory, em Aberdeen, Maryland, desenvolveram um novo explosivo que pode ser um potencial substituinte para o trinitrotolueno, o famoso TNT.
Há um bom tempo os pesquisadores vem tentando encontrar uma substância que possa ter a mesma ou maior qualidade e eficiência que o TNT (especialmente uma baixa sensibilidade - não detone fácil com fricção e impacto -, um relativo baixo ponto de fusão e uma alta estabilidade térmica) mas que seja menos ou não tóxico. Agora, uma nova molécula orgânica nitrogenada, chamada de 'bis-oxadiazola' (nomenclatura curta), pode ser a resposta.
- Continua após o anúncio -
A nova molécula possui 24 átomos, entre carbono, nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, e possui uma performance (pressão de detonação) 1,5 vezes maior do que o TNT. Além disso, pode ser aquecida para sua fusão - com o objetivo de manipulá-la - sem se decompor de forma significativa. Suas propriedades, em parte, parece ser devida às ligações intramoleculares de hidrogênio observadas na estrutura cristalina do composto.
O primeiro desafio após os cientistas terem sintetizado e aprovado a nova molécula, foi planejar um método de síntese otimizado que gerasse um bom rendimento, para que ela se tornasse comercialmente viável. No começo, a primeira rota de síntese resultou em um rendimento de apenas 4%. Após várias propostas e tentativas, uma nova rota conseguiu garantir 44% de rendimento. Agora, vários testes serão realizados para averiguar seus impactos ambientais e para a saúde humana, os quais são esperados que sejam ínfimos.

Publicação do estudo descrevendo a substância: ACS Publications
TNT pode ser substituído após 116 anos dominando o mercado de explosivos
Reviewed by Saber Atualizado
on
junho 25, 2018
Rating:
