Últimas Notícias

[5]

Ancestrais dos humanos colonizaram as Filipinas há 709 mil anos


Um estudo publicado ontem na Nature trouxe o anúncio de um fantástico e inesperado achado: 75% de um esqueleto de rinoceronte fossilizado com marcas indicando a presença de ocupação de hominídeos do gênero Homo na maior ilha das Filipinas (Luzon) mais de 600 mil anos mais antiga do que as evidências de ocupação humana conhecidas na região até agora. Mas como esses 'humanos' tão arcaicos conseguiram alcançar as ilhas das Filipinas via Oceano Pacífico?

O esqueleto fossilizado estava com os ossos da costela e das pernas ainda marcados com ferramentas que removeram a carne e a medula óssea (tecido esponjoso dentro dos ossos), e estava enterrado em uma antiga camada sedimentar. Para determinar a idade do fóssil e dessa camada, pesquisadores dataram o esmalte de um dos dentes do rinoceronte, assim como grãos de quartzo encrustados nas camadas sedimentares acima e abaixo dos ossos, usando métodos de ressonância spin-eletrônico (ESR), o qual avalia a estrutura eletrônica (elétrons presentes nos compostos) modificada à medida que o material é exposto a radiações ao longo do tempo.


Os pesquisadores encontraram que a camada sedimentar inferior possuía cerca de 727 mil anos, o dente do rinoceronte cerca de 709 mil anos, e o topo da camada sedimentar cerca de 701 mil anos. Vários especialistas não relacionados com o trabalho analítico elogiaram o modo como as análises foram feitas e garantem que os resultados são mais do que confiáveis.

- Continua após o anúncio -



Mas, agora, é que vem o mais difícil: quem eram esses hominídeos? Obviamente, eles não pertencem à nossa espécie (Homo sapiens), já que esta evoluiu na África centenas de milhares de anos depois. Os pesquisadores acreditam que a melhor aposta seria o Homo erectus, uma espécie que evoluiu quase 2 milhões de anos atrás e podendo ter sido a primeira do nosso gênero a se expandir para fora da África. Além disso, ossos fossilizados do H. erectus já foram encontrados na China e em Java, ou seja, os cientistas sabem que a espécie estava na Ásia na época em que o rinoceronte foi morto.



Porém, ainda não se pode chegar a nenhuma conclusão porque ossos fossilizados do H. erectus ou de quaisquer outras espécies da linhagem humana não foram identificadas ainda nas Filipinas datando dessa época. Três quilômetros ao sul, na ilha de Flores, na Indonésia, arqueólogos chegaram a descobrir, em 2003, vestígios do Homo floresiensis, uma espécie de relativa pequena dimensão corporal e apelidada de 'hobbit' - a qual viveu há cerca de 60-100 mil anos e parece ter evoluído pequena estatura, grandes pés e outras distintas características morfológicas por causa do isolamento na ilha. No entanto, nada ainda indica que a espécie nas Filipinas tenha alguma ligação evolucionária com os hobbits. Por outro lado, os pequenos hobbits abrem a possibilidade de que diferentes espécies de humanos podem ter evoluído de forma independente em diferentes ilhas na região.

Outro grande mistério é como os ancestrais humanos que mataram o rinoceronte chegaram em Luzon. Hoje e naquela época, a ilha é cercada por extensas águas profundas. Apesar de evidências indicarem que humanos já estavam utilizando barcos há mais de 130 mil anos, na Idade da Pedra, é mais do que improvável que o Homo erectus tenha desenvolvido tal tecnologia ou mesmo tenha propositalmente navegado em direção à ilha de Luzon. Alguns pesquisadores acreditam que tsunamis, ou pedaços flutuantes de terras e detritos arrancados por tufões, podem ter acidentalmente levado indivíduos dessa espécie para lá.

Compartilhe o artigo:



Referências:
1. https://www.nature.com/articles/s41586-018-0072-8
2. http://www.sciencemag.org/news/2018/05/ancient-humans-settled-philippines-700000-years-ago-new-fossils-reveal

Ancestrais dos humanos colonizaram as Filipinas há 709 mil anos Ancestrais dos humanos colonizaram as Filipinas há 709 mil anos Reviewed by Saber Atualizado on maio 03, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]