Últimas Notícias

[5]

Treino resistivo (musculação) melhora a resposta citoprotetora e capacidade de reciclagem do corpo


Segundo um estudo publicado hoje no periódico Acta Physiologica, realizado por pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, Finlândia, o conteúdo de autofagossomos e a resposta UPR são elevados quando jovens homens saudáveis que não faziam musculação passam a seguir um programa de exercícios resistivos.

A autofagia é uma importante rota catabólica nas células responsável pela limpeza de proteínas e organelas. Níveis patológicos de autofagia estão associados com o desgaste muscular, mas níveis fisiológicos são importantes para a reciclagem celular.

No novo estudo, os pesquisadores investigaram os níveis de indicadores de autofagia e também da resposta à proteínas mal enoveladas (UPR, na sigla em inglês) - uma resposta citoprotetora, relacionada com o Retículo endoplasmático, sendo outro sistema responsável pela manutenção celular da homeostase. As análises ocorreram via biópsia muscular após uma única série de exercício resistivo e após 21 semanas de treino resistivo, tanto em homens jovens e mais velhos destreinados, quanto em um grupo treinado.

Apesar de nos jovens destreinados os níveis fisiológicos de autofagia melhoraram significativamente, nos mais velhos destreinados a resposta foi baixa. Porém, para os níveis de UPR, benefícios foram observados para ambos os grupos, independentemente da idade. A autofagia e a resposta UPR, nesse caso, estariam agindo a favor da homeostase musculoesquelética.

- Continua após o anúncio -



Portanto, esse é mais um motivo para a escolha da prática de musculação como uma atividade física de rotina. Os exercícios resistivos garantem diversos benefícios ao corpo - incluindo cardiovasculares - especialmente considerando que a massa musculoesquelética é importantíssima desde aspectos biomecânicos até hormonais. E, na velhice, ter tido uma boa construção muscular e óssea em idades mais jovens é crucial para uma boa qualidade de vida. Além disso, é uma forma mais do que saudável de modelar o corpo em termos estéticos.

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo: WileyLibrary

Treino resistivo (musculação) melhora a resposta citoprotetora e capacidade de reciclagem do corpo Treino resistivo (musculação) melhora a resposta citoprotetora e capacidade de reciclagem do corpo Reviewed by Saber Atualizado on abril 09, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]