Últimas Notícias

[5]

Novo adesivo revolucionário consegue monitorar os níveis de glicose em pacientes diabéticos sem a necessidade de perfurar a pele


Em um estudo publicado na Nature Nanotechnology, cientistas descreveram a criação de um adesivo não-invasivo que, quando colocado sobre a pele, consegue medir os níveis de glicose das pessoas sem a necessidade de furar a pele com agulhas para a coleta de sangue, como é feito hoje por milhões de pacientes diabéticos diariamente.

O novo revolucionário método de teste elimina a necessidade do impopular, inconveniente e doloroso teste que requer a perfuração do dedo. Ao invés disso, o adesivo especial retira glicose do fluído intersticial via extração electro-osmótica dos folículos capilares, os quais são individualmente acessados através de vários sensores miniaturizados suportados por uma pequena corrente elétrica. Essa glicose coletada vai para minúsculos reservatórios, onde é, então, medida. Com esse método, as leituras podem ser feitas a cada 10-15 minutos ao longo de várias horas.


Crucialmente, por causa do design do conjunto de sensores e reservatórios no adesivo - os quais podem operar em uma pequena área sobre um folículo individual, reduzindo variações inter- e intra-pele na extração de glicose -, o dispositivo torna-se bastante acurado e não necessita de calibração com uma amostra sanguínea, tornado as diversas e contínuas perfurações no dedo desnecessárias.

Um dos componentes estruturais do novo dispositivo é o grafeno (1), o qual possui importantes vantagens: forte, condutor, flexível e potencialmente de baixo custo e não poluidor.

- Continua após o anúncio -



O adesivo foi testado pelos pesquisadores primeiro na pele de porcos com diferentes níveis de glicose no corpo que refletem o espectro visto em pacientes humanos diabéticos. Depois, foi testado em voluntários humanos saudáveis. Em ambos os casos o adesivo foi capaz de medir com precisão os níveis de glicose na corrente sanguínea ao longo do dia.

Agora, os próximos passos incluem refinar ainda mais o design do adesivo para otimizar o número de sensores na sua estrutura, e demonstrar plena funcionalidade durante um período de 24 horas de uso, junto a diversos testes clínicos.

Por ser não-invasivo e confiável, o novo dispositivo, quando estiver disponível no mercado, pode tornar a vida de um paciente diabético menos traumática e incentivar o monitoramento de glicose também naqueles indivíduos com um quadro de pré-diabetes.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) prevê que até 2030, 366 milhões de pessoas terão diabetes ao redor do mundo, especialmente devido à diabetes tipo 2, a qual está crescendo assustadoramente vinculada à obesidade.

(1) Para saber mais sobre o grafeno, um dos mais promissores materiais do século 21, acesse: Grafeno e Supercondutividade

Compartilhe o artigo:



Publicação do estudo:  Nature

Novo adesivo revolucionário consegue monitorar os níveis de glicose em pacientes diabéticos sem a necessidade de perfurar a pele Novo adesivo revolucionário consegue monitorar os níveis de glicose em pacientes diabéticos sem a necessidade de perfurar a pele Reviewed by Saber Atualizado on abril 10, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]