Últimas Notícias

[5]

Antes considerado extinto, o Rato-Canguru reaparece após 30 anos


A última vez que alguém viu um rato-canguru de San Quintin (Dipodomys gravipes) foi no ano de 1986, na região árida de Baja California, no México. Na época, as autoridades Mexicanas tinham declarado o pequeno mamífero criticamente ameaçado, e, em 1994, possivelmente extinto. Mas, de forma surpreendente, 4 desses roedores foram capturados por biólogos durante pesquisas no México em 2017.

Nomeados devido à habilidade de pularem feito cangurus, os roedores dessa espécie são importantes na dispersão de sementes e como alimento para predadores diversos - como coiotes e raposas - em áreas específicas da América do Norte. Com cerca de 12 centímetros de comprimento e com uma longa cauda peluda, esses ratos-cangurus possuem pernas traseiras enormes, a quais permitem que eles consigam dar saltos de 2 metros de distância a uma velocidade de 10 km/h, algo incrível considerando o tamanho da espécie.


Antes com uma população de milhares de indivíduos em um estreito vale costeiro de 150 quilômetros de extensão ao longo da costa Pacífica do norte de Baja California, essa espécie sofreu uma drástica queda populacional com a introdução de uma agricultura intensiva na década de 1970. Com o habitat e alimento desses roedores desaparecendo, entraram quase em completa extinção. Na verdade, muitos especialistas acreditavam que tivessem sido extintos.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, 9 meses atrás, um grupo de biólogos realizando um inventário de rotina dos mamíferos da região de Baja California - com a ajuda de armadilhas -, acabaram se deparando com quatro espécimes de roedores desconhecidos por eles. Para descobrirem à qual espécie os estranhos animais capturados pertenciam, os pesquisadores buscaram referências no catálogo de museus e fotografias na literatura acadêmica.

Após muita pesquisa, os biólogos acabaram achando a espécie, e se surpreenderam ao saber que ela estava em uma lista de animais possivelmente extintos da IUCN (oficialmente, em estado crítico de conservação). Eles irão publicar os achados no Bulletin of the Southern California Academy of Sciences.

Para explicar o "ressurgimento" da espécie, os pesquisadores acreditam que a dramática queda no setor agrícola na região na última década - devido a ondas devastadoras de seca - tenha permitido aos raros sobreviventes da espécie a novamente terem seu habitat de volta. Como a espécie também já foi encontrada em uma reserva local, os pesquisadores estão otimistas que ela persista na natureza, mesmo se as atividades agrícolas na região retornarem com força.

Compartilhe a notícia:



Referências:
1. http://www.sciencemag.org/news/2018/04/supposedly-extinct-kangaroo-rat-resurfaces-after-30-years
2. http://www.iucnredlist.org/details/6676/0

Antes considerado extinto, o Rato-Canguru reaparece após 30 anos Antes considerado extinto, o Rato-Canguru reaparece após 30 anos Reviewed by Saber Atualizado on abril 30, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]