Últimas Notícias

[5]

Exposição aos aerossóis do cigarro eletrônico causam deformidades craniofaciais em ratos



Em um estudo apresentado na 47th Annual Meeting of the American Association for Dental Research (AADR), pesquisadores mostraram que a exposição de ratos fêmeas grávidas aos vapores do e-cigarro levam a anormalidades estruturais na região craniofacial dos fetos em desenvolvimento.

Os e-cigarros são dispositivos eletrônicos que geram um vapor de arraste a partir do aquecimento de uma mistura líquida volátil primariamente composta de propileno glicol (PG), glicerol ou glicol vegetal (VG), nicotina, flavorizantes e colorantes. Enquanto cigarros tradicionais são conhecidos de afetarem a estrutura craniofacial de fetos no útero - gerando diversas deformidades congênitas -, pouco é conhecido sobre os efeitos do e-cigarro no desenvolvimento craniofacial.

- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, os pesquisadores analisaram o efeito de pequenas partículas (aerossóis) geradas durante a produção do vapor de e-cigarro em ratos fêmeas grávidas de 10 meses de idade, divididos em quatro grupos de testes e um de controle. Quatro líquidos de e-cigarros foram utilizados, com um contendo apenas a mistura volátil sem aditivos e um possuindo flavorizantes não contendo nicotina, e com mais dois possuindo as mesmas composições mas contendo nicotina. Os embriões em desenvolvimento foram coletados e analisados via micro-tomografia computatorizada. As imagens geradas foram reconstruídas em 3D e uma comparação entre os grupos de teste e um grupo de controle (sem a exposição aos aerossóis do e-cigarro) foi realizada.

Os resultados mostraram que a exposição in vivo aos aerossóis do cigarro eletrônico geraram significativas mudanças craniofaciais, incluindo o estreitamento e o encurtamento da área orofacial, tanto nos líquidos puros quanto nos líquidos com flavorizantes, sem ou com nicotina. O líquido com flavorizante e com nicotina foi o que gerou os maiores efeitos de deformidade em todos os aspectos orofaciais, como a distância entre a mandíbula e a pré-maxila e o osso occipital.

As novas evidências são mais um alerta em relação ao crescente uso desses dispositivos (vendidos muitas vezes como algo totalmente seguros) e é ainda um reforço para que as grávidas fiquem bem longe tanto do e-cigarro quanto do cigarro tradicional (1).

Compartilhe o artigo:



(1) Artigo complementar: Os cigarros eletrônicos são realmente seguros?

Referência: AADR

Exposição aos aerossóis do cigarro eletrônico causam deformidades craniofaciais em ratos Exposição aos aerossóis do cigarro eletrônico causam deformidades craniofaciais em ratos Reviewed by Saber Atualizado on março 23, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]