Novo estudo mostra por que as pessoas tendem a ficar agressivas após o consumo alcoólico
Em um estudo publicado no periódico Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience, pesquisadores usaram imagens por ressonância magnética para medir o fluxo de sangue no cérebro para melhor entender o porquê das pessoas frequentemente se tornarem agressivas e violentas após a ingestão de bebidas alcoólicas. E o resultado obtido vem para corroborar a principal hipótese que liga a agressividade associada ao álcool à mudanças no córtex pré-frontal.
Nesse estudo, o time de pesquisadores recrutaram 50 jovens homens saudáveis, os quais foram divididos em dois grupos: um ingeriu dois drinks contendo vodca e o outro uma bebida placebo, não contendo álcool. Após isso, os participantes se deitaram no equipamento de ressonância magnética e realizaram um teste simultâneo que já é utilizado nos últimos 50 anos para observar níveis de agressividade em resposta à provocações.
Segundo as análises realizadas, ser provocado não teve influência nas respostas neurais dos participantes. No entanto, quando o comportamento expressado era agressivo, houve uma caída de atividade no córtex pré-frontal dos cérebros daqueles que consumiram bebidas alcoólicas, assim como no caudato e no striatum ventral. E entre os participantes alcoolizados, o comportamento agressivo estava positivamente correlacionado com a ativação no córtex pré-frontal medial e dorso-lateral. O padrão de queda de atividade neural foi também visto nas áreas do cérebro que estão envolvidas em recompensa. Já no hipocampo - região cerebral associada com a memória -, houve um aumento de atividade.
- Continua após o anúncio -
No geral, as observações são amplamente consistentes com um crescente acúmulo de evidências que tentam explicar a base neural para a agressão como algo associado às mudanças nas funções do córtex pré-frontal, mais especificamente na disfunção cortical pré-frontal.
A intoxicação por álcool (no caso, etanol das bebidas alcoólicas) está implicada em aproximadamente metade de todos os crimes violentos no mundo. Entender como essa violência é fomentada pelas bebidas alcoólicas é importante para o desenvolvimento de medidas que visem atenuar esse preocupante efeito colateral.
Compartilhe:
Publicação do estudo: Springer
Artigo Relacionado: Bebidas alcoólicas e o câncer
Novo estudo mostra por que as pessoas tendem a ficar agressivas após o consumo alcoólico
Reviewed by Saber Atualizado
on
fevereiro 15, 2018
Rating: