Últimas Notícias

[5]

Gripe pode estar associada com danos cerebrais


Um estudo publicado hoje na JNeurosci veio para dar um importante alerta e potencialmente reforçar a importância da vacinação contra a gripe, especialmente em pacientes idosos. Estudando ratos infectados com duas diferentes cepas do vírus da gripe (no caso, influenza A), os pesquisadores mostraram que a infecção resultou em mudanças na estrutura e funções do hipocampo que fortemente persistiram por um mês após o desenvolvimento do quadro infeccioso.

Apesar da gripe ser considerada uma doença respiratória, estudos nos últimos anos vêm acumulando evidências de que ela está associada com sintomas neurológicas em alguns casos, os quais podem ter potencial papel negativo na estabilidade do sistema nervoso central. No entanto, nenhum estudo de longo prazo dos efeitos da gripe no cérebro tinham sido realizado até o momento.

- Continua após o anúncio -



No novo estudo adereçando a questão, os pesquisadores investigaram a ação de três diferentes cepas (variantes neurotrópicas e não-neurotrópicas) do influenza A (H1N1, H3N2 e H7N7) em ratos fêmeas. Duas dessas cepas - H3N2 E H7N7 - causaram prejuízos na memória que estavam associados com mudanças estruturais em neurônios do hipocampo. Essas infecções também ativaram as células de imunidade do cérebro na região hipocampal por um período estendido e alterou a expressão de genes implicados em transtornos diversos, incluindo depressão, autismo e esquizofrenia. Total recuperação só foi vista 120 dias depois, apesar das mudanças neurais terem sido revertidas em grande parte após os 30 dias.


Os achados preocupam e sugerem que algumas cepas do vírus da gripe podem impor uma ameaça à saúde das funções cerebrais em humanos. Mais estudos - incluindo em humanos - serão feitos em breve para melhor elucidar a questão.


Artigo recomendado: Vacina: História, conquistas e mitos

Publicação do estudo: JNeurosci

Gripe pode estar associada com danos cerebrais Gripe pode estar associada com danos cerebrais Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 27, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]