Últimas Notícias

[5]

Fortes marés podem ter fomentado a evolução de membros nos peixes, o primeiro passo para o surgimento do ser humano na Terra


Há cerca de 400 milhões de anos, peixes evoluíram membros e saíram para dominar o ambiente terrestre, dando origem aos primeiros tetrápodes (animais terrestres com quatro membros, incluindo mamíferos, répteis, aves e anfíbios). 

Os membros mais antigos conhecidos do clado Osteichthyes (peixes ósseos) - ancestrais diretos dos tetrápodes - emergiram há cerca de 425 milhões de anos, enquanto a mais antiga evidência de tetrápodes data do Devoniano Médio, há aproximadamente 393 milhões de anos, e o mais antigo fóssil de tetrápode data de aproximadamente 373 milhões de anos. Várias hipóteses já foram propostas de como os peixes ósseos eventualmente saíram da água. Enquanto as bases neurais, musculares e genéticas para a locomoção terrestre parecerem ter surgido bem antes da terrestrialização (1), ainda é uma grande incógnita qual foi o pontapé inicial para a saída do ambiente aquático.


- Continua após o anúncio -



Nesse sentido, durante o Encontro de Ciências Oceânicas de 2018 (1), em Portland, Oregon, uma nova hipótese que pode explicar esse pontapé foi apresentada: fortes marés oceânicas podem ter tido um importante papel nesse processo, aprisionando peixes em 'piscinas de marés' - reservatórios de água que se formam em terra firme durante as baixas e altas das marés - e incentivado-os a escaparem de volta para o mar, ou seja, selecionando aqueles com estruturas de locomoção terrestre cada vez mais bem adaptadas para o ambiente terrestre. Aliás, hoje temos vários exemplos de peixes que conseguem andar em terra firme selecionados por motivos similares (sobrevivência em épocas de seca).



- Continua após o anúncio -



Usando simulações computacionais de uma antiga Terra, os pesquisadores encontraram que as regiões de fortes marés oceânicas correspondem às localizações onde fósseis foram encontrados de grandes peixes ósseos com nadadeiras parecidas com membros chamados de sarcopterígeos. Isso não apenas reforça a nova hipótese como também outras que apostam nas 'piscinas de maré' como os ambientes mais prováveis onde os primeiros tetrápodes terrestres evoluíram - aliás, a ideia que parece ser a mais aceita hoje na comunidade científica.

Os cientistas responsáveis pela nova hipótese calcularam que há 400 milhões de anos, quando a transição evolucionária ocorreu, as marés eram bem mais fortes, porque a Lua estava cerca de 10% mais próxima da Terra (2). Peixes poderiam facilmente ficar presos em grandes piscinas de maré durante fortes marés de verão, as quais ocorrem quando a Terra, a Lua e o Sol estão em alinhamento a cada 2 semanas (aproximadamente). Os aprisionamentos estariam sendo amplificados ainda mais em regiões com certas estruturas costeiras favoráveis e grande profundidade das águas marinhas na região.

----------
----------

Uma vez presos nessas piscinas, os peixes ali eventualmente ficariam sem comida. Aqueles com nadadeiras capazes de proporcionar uma boa movimentação terrestre teriam boas chances de escapar de volta para o oceano antes de morrerem de fome. E quanto mais sofisticados o sistema de locomoção terrestre, maiores as chances de sobrevivência nas zonas entre marés, fomentando o processo de seleção natural e a eventual transformação das nadadeiras em membros capazes de sustentar o peso do corpo. Além disso, sistemas de respiração a partir de oxigênio no ar podem ter emergido nesse cenário, devido aos baixos níveis de oxigênio nessas piscinas e movimentações cada vez mais frequentes fora da água - levando eventualmente aos pulmões.

Nas simulações computacionais, mais evidências foram fornecidas ao se utilizar modelos de solo oceânico e das formas costeiras que melhor se encaixariam com a real geografia presente há 400 milhões de anos, quando os dois supercontinentes - Gondwana e Laurásia - estavam em movimento de colisão para a formação da Pangeia. Nesse ponto do processo de eventual choque, esses dois supercontinentes estavam separados por um mar com uma forma de cunha, esta a qual ajudaria ainda mais a amplificar a formação das marés.

- Continua após o anúncio -



A partir dessas simulações, os pesquisadores encontraram várias regiões modernas - representando pontos geográficos das antigas Gowdana e Laurásia - onde a possibilidade de transição evolutiva peixe-tetrápode eram as maiores. E, coincidentemente, boa parte dessas regiões hoje englobam pontos onde fósseis de transição peixe-tetrápode foram encontrados (Leste Europeu, Canadá e Irlanda). Outras regiões apontadas pela simulação, como Síria e Afeganistão, são lugares de difícil exploração científica, por causa da grande instabilidade política e contínuos conflitos armados, ficando incerto se lá também encontraríamos fósseis de transição do tipo.  

-----------
ATUALIZAÇÃO (01/11/20): No período do Siluriano Tardio e Devoniano Inicial (420-380 milhões de anos atrás) o dia na Terra durava apenas 20 horas (nosso planeta girava mais rápido sobre seu eixo) e a Lua estava muito mais próxima. Usando detalhadas simulações com base na posição dos continentes (Laurásia-Gondwana), gravidade da Terra, distância da Lua e as propriedades físicas da água marinha, um estudo publicado no periódico The Royal Society (2) corroborou o cenário de fortes marés durante a transição peixe-tetrápodes. Nos continentes menores dessa época (Sul da China e Equador) a diferença no nível do mar entre maré alta e baixa chegou a ultrapassar os 4 metros. Isso também entra em concordância com a origem dos peixes ósseos (os ancestrais dos vertebrados terrestres) ao redor da região continental do Sul da China, como indicado pelo registro paleontológico.

Fortes marés podem ter fomentado a evolução de membros nos peixes, o primeiro passo para o surgimento do ser humano na Terra Fortes marés podem ter fomentado a evolução de membros nos peixes, o primeiro passo para o surgimento do ser humano na Terra Reviewed by Saber Atualizado on fevereiro 17, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]