Últimas Notícias

[5]

O consumo semanal de peixe está associado com um melhor sono e um maior QI

 

De acordo com um estudo publicado recentemente na Scientific Reports, crianças que comem peixe pelo menos uma vez por semana dormem melhor e possuem um QI (Quociente de Inteligência) 4 pontos maior, na média, quando comparado com aquelas que raramente consomem peixe ou não consomem nenhuma quantidade.

Para o estudo, foram analisadas 541 crianças entre 9 e 11 anos de idade na China, onde 54% eram meninos e 46% eram meninas. A tarefa era completar um questionário sobre o quão frequentemente elas consumiam peixe no último mês, com opções indo de 'nunca' até 'no mínimo uma vez por semana'. Os pesquisadores também usaram uma versão chinesa do teste de QI chamado de Wechsler Intelligence Scale for Children-Revised, o qual examina habilidades verbais e não verbais, como vocabulário e linguagem de programação.

Em uma segunda etapa, os pais dessas crianças responderam questões sobre qualidade de sono dos seus filhos usando um questionário padrão nessa área (Children Sleep Habits Questionnaire), o qual inclui tópicos como duração do sono e frequência de vezes despertando à noite ou a intensidade de sono durante o dia.

Para a análise dos dados obtidos, os pesquisadores usaram um controle para informações demográficas e socioeconômicas, englobando educação, ocupação e estado de união dos pais, número de crianças na casa, entre outros.

Como resultado, foi encontrado consistentemente que crianças que reportavam estarem sempre comendo peixes semanalmente tinham uma média de 4,8 pontos a mais nos exames de QI do que aqueles comiam peixe com baixíssima frequência ou que nunca comiam. Aquelas que reportavam estarem comendo peixes vez ou outra tinham um QI 3,3 maior. Além disso, um maior consumo de peixe estava associado com menos distúrbios durante o sono, indicando uma melhor qualidade de sono no geral.

Segundo os pesquisadores, a melhor qualidade de sono pode ser uma das principais causas do aumento de QI, já que dormir bem está ligado a uma melhor saúde mental e otimização de parâmetros cognitivos. Já para uma causa geral dessas observações, boa parte pode estar ligado ao maior consumo de ômega-3, nutriente essencial encontrado em boas quantidades em peixes diversos.



Os resultados vêm para se juntar a um crescente corpo de evidências mostrando que o consumo de peixes possui benefícios significativos para a saúde, especialmente em termos de parâmetros cognitivos. Ainda segundo os pesquisadores, o consumo de peixes pelas crianças deveria ser algo mais pesadamente propagandeado e promovido pelas agências de saúde, onde crianças ganhariam bastante se tivessem esse alimento presente em suas dietas desde muito cedo, tão jovens quanto 10 meses de idade - contanto que o peixe não tenha ossos e que esteja em pequenos pedaços - ou, no mínimo, a partir de cerca dos 2 anos de idade.

IMPORTANTE: O consumo de ômega-3 isolado - suplementos alimentares - pode não fornecer os mesmos benefícios que quando ingerido junto ao peixe. Esse assunto foi melhor discutido no artigo: O Ômega-3 ajuda a prevenir problemas cardíacos?

Publicação do estudo: Nature

O consumo semanal de peixe está associado com um melhor sono e um maior QI O consumo semanal de peixe está associado com um melhor sono e um maior QI Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 01, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]