Últimas Notícias

[5]

Dieta rica em maçãs, bananas e tomates pode ajudar a reparar os pulmões de ex-fumantes

Um estudo realizado no Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e publicado no European Respiratory Journal, encontrou que o declínio natural das funções pulmonares ao longo de um período de 10 anos foi bem mais devagar entre ex-fumantes com um dieta rica em tomates e frutas, especialmente maças e bananas, sugerindo que certos componentes nesses alimentos podem ajudar a restaurar danos no pulmão causados pelo fumo.

Em geral, os pesquisadores encontraram que adultos que comem mais de dois tomates ou mais do que três porções de frutas frescas por dia conservaram mais a saúde pulmonar em comparação com aqueles que comem menos do que um tomate ou menos do que uma porção de frutas por dia, respectivamente. E esse efeito protetor só foi visto em frutas frescas, ou seja, versões industrializadas, como massas de tomate e outras preparações processadas contendo frutas, não mostraram tal benefício.



Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores analisaram a dieta e o estado pulmonar de mais de 650 adultos em 2002, e então repetiram testes de funcionamento pulmonar no mesmo grupo de participantes 10 anos depois. Participantes de três países europeus - Alemanha, Noruega e Reino Unido - preencheram questionários sobre suas dietas e ingestão nutricional em geral (suplementos, alimentos, etc.). Eles também se submeteram a uma espirometria, um procedimento que mede a capacidade pulmonar dos pulmões de assimilarem gás oxigênio.

Os testes coletaram duas medidas padrões de funções pulmonares: Volume Exalado Forçado em 1 segundo (FEV1), o qual mede quanto de ar uma pessoa pode expelir dos pulmões em um segundo; e Capacidade Vital Forçada (FVC), a qual mede a quantidade total de ar que uma pessoa pode inalar em 6 segundos. O estudo controlou para fatores como idade, altura, sexo, índice de massa corporal, status socio-econômico, atividade física e consumo total de energia (calorias).

Um aumento no consumo de bananas e maças mostrou estar associado com um menor declínio de 3,59 ml/ano e 3,69 ml/ano (volumes de ar) no FEV1 e no FVC, respectivamente. Já o consumo de tomate ficou associado com um menor declínio no FVC de 4,5 ml/ano.

Entre ex-fumantes, a conexão dieta-pulmão foi ainda mais impactante, onde uma dieta rica em tomates e outras frutas diversas resultou em torno de 80 ml menos declínio nas funções pulmonares ao longo dos 10 anos. Isso tudo sugere que nutrientes nesse tipo de dieta está ajudando a reparar danos feitos pelo fumo. Vitaminas e antioxidantes provavelmente são os responsáveis.

"Este estudo mostra que a dieta pode ajudar a reparar os danos pulmonares em pessoas que pararam de fumar. Isso também sugere que uma dieta rica em frutas pode desacelerar o processo natural de envelhecimento dos pulmões mesmo se você nunca fumou", disse Vanessa Garcia-Larsen, professora assistente no Bloomberg School's Department of International Health e autora principal do estudo. "Os achados suportam a necessidade para novas recomendações dietéticas, especialmente para pessoas em risco de desenvolver doenças respiratórias, como o DPOC (um grupo de doenças pulmonares que bloqueiam o fluxo de ar e dificultam a respiração)."

"A função pulmonar começa a declinar em torno de 30 anos de idade em diferentes taxas de velocidade, tanto em pessoas saudáveis quanto em pessoas com doenças específicas," explica Garcia-Larsen. "Nosso estudo sugere que comer mais frutas como um hábito diário pode ajudar a atenuar esse declínio à medida que as pessoas envelhecem, e pode ainda ajudar a reparar os danos causados pelo fumo. A dieta poderia se tornar um modo de combater o contínuo aumento de DPOC sendo observado ao redor do mundo."


Publicação do estudo: European Respiratory Journal

Referência adicional: JHSPH

Dieta rica em maçãs, bananas e tomates pode ajudar a reparar os pulmões de ex-fumantes Dieta rica em maçãs, bananas e tomates pode ajudar a reparar os pulmões de ex-fumantes Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 01, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]