Últimas Notícias

[5]

Novo teste de sangue prático e eficiente consegue detectar oito tipos de câncer



Pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center desenvolveram um poderoso teste único sanguíneo capaz de detectar oito tipos comuns de câncer e ajudar na determinação de onde o câncer se encontra no corpo. O novo avanço foi detalhado em uma publicação recente na Science.

O teste, chamado de CancerSEEK, é uma análise única e não invasiva que simultaneamente avalia os níveis de de oito proteínas ligadas ao câncer e a presença de mutações genéticas de DNA circular no sangue ligadas a um câncer específico. O teste visa a identificação de oito tipos comuns de câncer, mesmo na fase inicial de crescimento, que correspondem a mais de 60% das mortes por essa doença nos EUA. E mais: cinco dos tipos de cânceres cobertos pelo novo teste atualmente não possuem um teste específico para identificá-los.

Com mais de 99% de especificidade, o novo teste foi usado em 812 pacientes saudáveis de controle e só resultou em 7 falsos-positivos. Além disso, o teste também foi avaliado em 1005 pacientes com cânceres não-metastáticos, estágios I a III do ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão ou das mamas (os oito tipos cobertos). A sensibilidade geral - ou a habilidade de achar o câncer - foi de 70% e variou de 98% para o câncer de ovário a 33% para o câncer de mama. Para os cinco cânceres que hoje ainda não possuem testes específicos de identificação - ovário, fígado, estômago, pâncreas e esôfago - a sensibilidade variou de 60% a 98%.

- Continua após o anúncio -



Como é não-invasivo e simples de ser aplicado, o novo teste pode ser realizado até junto com trabalhos de rotina de exame de sangue, sendo esse o real grande potencial da técnica. Isso alcança uma maior parcela da população com um relativo baixo custo - os pesquisadores garantem que o CancerSEEK custará menos do que $500 - e praticidade, e ainda ajudando a detectar o mais cedo possível qualquer manifestação cancerígena abrangendo os oito tipo de câncer que por enquanto o método engloba. E quanto mais cedo a detecção do câncer, maiores são as chances de cura.


Publicação do estudo: Science

Referências adicionais:
1. JHKC
2. Nature (Blog)
Novo teste de sangue prático e eficiente consegue detectar oito tipos de câncer Novo teste de sangue prático e eficiente consegue detectar oito tipos de câncer Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]