Últimas Notícias

[5]

Ministro da Educação na Índia ataca o ensino da Evolução Biológica e pede para que ela seja reformulada com bases Criacionistas no ensino superior e básico


- Texto atualizado no dia 26 de janeiro de 2018 -

Uma nova frente de guerra pela Ciência se abriu na Índia. Nessa última sexta-feira, o Ministro da Educação Superior (1), Satyapal Singh, resolveu atacar a Teoria da Evolução. Afirmando que é um "homem da ciência", Singh - um Químico e ex-Comissionário de Polícia de Mumbai - alegou que a 'teoria de Darwin' estava "cientificamente errada" e "que precisava mudar" no currículo das escolas e Universidades, sugerindo que as ideias evolucionárias que sustentam hoje a Biologia deveriam ser retiradas do ensino. Aliás, em uma conferência em Aurangabad, na região central da Índia, Singh chegou a afirmar que "ninguém, incluindo nossos antepassados, de forma escrita ou oral, nunca disseram que viram um macaco se transformando em um homem."

Cientistas no país inteiro - e internacionalmente - condenaram as falas sem sentido de Singh. Eles alertam para o perigoso caminho onde, para satisfazer interesses privados, a política ataca ou distorce os fatos científicos, como está acontecendo na Índia, nos EUA, e em diversos outros países e governos. Na verdade só por mencionar "macaco virando homem" e dizer "teoria de Darwin" - sendo que desde a primeira teoria proposta por Darwin para explicar a Evolução Biológica, várias novas descobertas e otimizações teóricas surgiram, especialmente com a genética, ou seja, a teoria hoje para explicar a Evolução Biológica não é mais apenas de Darwin - nota-se que o Ministro não entende nada sobre o campo evolutivo.


- Continua após o anúncio -



Em resposta, nesse último domingo (21/01), três academias de ciência na Índia lançaram uma petição - a qual já foi assinada por mais de 3 mil cientistas indianos - exigindo que o ministro retrate suas alegações. De acordo com a petição, tais comentários ferem os esforços da comunidade científica de propagar conhecimentos científicos de qualidade e racionalidade através da educação crítica e de pesquisas científicas modernas. Ainda segundo a petição, tais alegações acabam diminuindo a imagem do país internacionalmente e que seria "um passo de retrocesso a remoção do ensino da Teoria da Evolução do currículo das escolas e universidades ou distorcê-la com explicações não-científicas ou mitos."

A situação piorou ainda mais quando, no dia 24 desta semana, o Ministro da Ciência na Índia, Harsh Vardhan, um Médico, não quis comentar os ataques à teoria evolucionária do seu colega político. Vardhan disse que não estudava as teorias de Darwin desde que ele era um estudante de medicina e que, portanto, não estava qualificado para discutir o assunto. Ou seja, a Ciência mais uma vez sendo desprezada em nome dos interesses políticos.

Por outro lado, outros representantes do governo também pediram para que Singh retirasse seus comentários. Nessa última terça-feira (23/01), o Ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Prakash Javadekar, - responsável pelos Ministérios da Educação Superior e Básica (1) - informou que pediu para que Singh não mais fizesse tais alegações. "Nós não deveríamos diluir a Ciência", Javadekar disse. Ele também acrescentou que o seu Ministério não ia suportar quaisquer atividades anti-Evolutivas, como aquelas propostas por Singh no intuito de mudar os currículos de ensino no país.

E o pior é que Singh não é o único do partido dominante do país, o PBJ (Partido Bharatiya Janata), a gritar baboseiras científicas. Ano passado, o governo defendeu com unhas e dentes o 'panchagavya', um remédio do folclore popular baseado em fezes de vaca e que alegadamente 'cura tudo', e, em 2014, o Primeiro-Ministro do país defendeu que a primeira cirurgia plástica do mundo foi realizada na Índia, quando a divindade Hindu Ganesh foi criada com um corpo humano e uma cabeça de elefante.

"O BJP é uma fonte de loucuras científicas", criticou um político de oposição, Jariam Ramesh, em entrevista para a Science (2).

Isso sem contar que, em 2017, um painel de Astrologia estava planejado para ser apresentado no prestigiado Instituto Indiano de Ciência, em Bangalore, em uma tentativa de empurrar que Astrologia possui uma base científica como a Astronomia (protestos de cientistas e grupos que tentam derrubar a disseminação de pseudo-ciências no país conseguiram impedir tal absurdo) (3). Em 2011 o Ministro da Saúde, Ghulam Nabi Azad, chegou a afirmar em uma conferência no país que "a homossexualidade é uma doença que atinge cada vez mais pessoas", gerando grandes protestos (4).

- Continua após o anúncio -



Infelizmente, mesmo com as massivas críticas da comunidade científica, o Ministro Singh parece estar decidido a atacar o ensino da Evolução Biológica. Para este final de semana, ele estava pretendendo realizar uma conferência para discutir abertamente a importância do Criacionismo frente aos supostos erros descarados da teoria evolucionária. É torcer para que o pedido de Javadekar tenha surtido efeito.


REFORÇANDO: Isso é bastante confundido pelas pessoas, mas a Teoria da Evolução vem apenas para explicar um fato natural, ou seja, a Evolução Biológica, o mecanismo como toda a vida no planeta se diversificou desde o seu surgimento. Essa teoria vem sendo otimizada desde Darwin, especialmente com o surgimento do campo da genética (algo desconhecido por Darwin em seus mecanismos fundamentais). De qualquer forma, as ideias básicas de seleção natural e sexual na teoria proposta por Darwin são um fato científico, não apenas uma hipótese, assim como sua proposta teórica de como as espécies surgiram no planeta, incluindo o ser humano (ou seja, a partir de ancestrais comuns). Para entender melhor sobre o assunto, acesse: A Evolução Biológica é um FATO.


(1) Na Índia, o Ministro de Desenvolvimento de Recursos Humanos - anteriormente denominado 'Ministro da Educação' na Índia (1985) -, lida com as questões ligadas ao Ensino Básico e Superior do país. Singh é o Ministro responsável pelo Departamento de Educação Superior.


Referências:

Ministro da Educação na Índia ataca o ensino da Evolução Biológica e pede para que ela seja reformulada com bases Criacionistas no ensino superior e básico Ministro da Educação na Índia ataca o ensino da Evolução Biológica e pede para que ela seja reformulada com bases Criacionistas no ensino superior e básico Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 22, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]