Últimas Notícias

[5]

Cientistas descobrem que quando nossos olhos se movem, o tímpano também se move



Um novo estudo publicado no periódico PNAS mostrou que quando seus olhos se movem - mesmo com a cabeça sendo mantida fixa - seu tímpano também se move, independentemente da presença de ondas sonoras no ambiente externo.

Esses movimentos simultâneos na parte visual e na parte auditiva reforçam o que já é bem conhecido pelos cientistas, ou seja, que o processamento de sons e imagens ocorrem de forma associada no cérebro. Além disso, as vibrações notadas no tímpano em resposta à movimentação dos olhos começam um pouco antes dessa última, indicando que o controle motor dos ouvidos e dos olhos são administrados pelo mesmo comando motor localizado na área cerebral.

Não é segredo que os olhos e o ouvido trabalham juntos para fazer sentido da visão e dos sons ao nosso redor. A maioria das pessoas, por exemplo, acham mais fácil entender alguém quando estão olhando para esse alguém e ver seus lábios se moverem. Existe até uma famosa ilusão chamada de Efeito McGurk onde vídeos de lábios se movendo com diferentes padrões do som sendo ouvido faz com que as pessoas ouçam o som errado. No vídeo abaixo, um cientista nessa área mostra esse efeito em ação, onde o som 'Ba' pode se transformar em 'Va' na nossa cabeça apenas com a mudança na movimentação dos lábios, mesmo com o som 'Ba' sendo o único presente nas demonstrações.

           

- Continua após o anúncio -



Para a nova descoberta, os pesquisadores recrutaram 16 participantes que foram pedidos para se sentarem em uma sala escura e seguirem apenas com a movimentação dos olhos uma luz de LED. Cada participante também colocou um pequeno microfone em seus canais auditivos sensíveis o suficiente para captar o mínimo sinal de vibração do tímpano.

Apesar do tímpano se mover primariamente em resposta a outros sons exteriores que entram no canal auditivo, o cérebro também controla seus movimentos usando pequenos ossos no ouvido médio e as células ciliares da cóclea. Essas movimentações forçadas pelo cérebro ajudam a modular o volume dos sons que alcançam o interior do ouvido - e posteriormente as células neurais via transmissões nervosas (conversão cinética em impulsos elétricos) -, e também produzem sons conhecidos como emissões otacústicas (sons específicos gerados dentro do ouvido, seja após um estímulo externo ou não, geralmente um zumbido).

Os pesquisadores mostraram que quando os olhos se moviam, os tímpanos também o faziam em sincronia um com o outro. Eles continuam vibrando até um pouco tempo depois que os olhos param de se mover. Movimentos dos olhos em direções opostas produzem padrões opostos de vibração. E quanto maior o movimento ocular, maior a vibração.

- Continua após o anúncio -



O experimento também foi realizado com macacos Rhesus, dando os mesmos resultados, estes os quais podem fornecer pistas importantes de como o cérebro coordena o que nós estamos vendo e o que nós estamos ouvindo. Os resultados também podem ser importantes para o entendimento de problemas auditivos, como a dificuldade de seguir uma conversa em uma sala cheia de pessoas.


Publicação do estudo: PNAS

Cientistas descobrem que quando nossos olhos se movem, o tímpano também se move Cientistas descobrem que quando nossos olhos se movem, o tímpano também se move Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 23, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]