Últimas Notícias

[5]

Está estressada? Cheire as roupas do seu parceiro amado!



Segundo um estudo publicado no  Journal of Personality and Social Psychology (1), e conduzido por pesquisadores da University of British Columbia (UBC), o cheiro de um parceiro romântico pode ajudar a diminuir significativamente os níveis de estresse do corpo.

Os pesquisadores encontraram que as mulheres se sentem mais calmas após serem expostas ao cheiro do parceiro masculino. Já a exposição ao cheiro de estranhos mostrou possuir o efeito oposto, aumentando os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

"Muitas pessoas gostam de vestir as camisas do seu parceiro amoroso ou de dormir no lado da cama do parceiro quanto este está longe, mas podem não entender o porquê desse comportamento", disse Marlise Hofer, a autora do estudo e uma estudante graduada no Departamento de Psicologia da UBC (2). "Nossos achados sugerem que o cheiro do parceiro como um fator isolado, mesmo sem a presença desse parceiro, pode ser uma poderosa ferramenta para ajudar a reduzir o estresse."


- Continua após o anúncio -


Para o estudo, foram analisadas 96 mulheres (todas do sexo feminino) engajadas em um relacionamento amoroso com parceiros do sexo oposto - as mulheres foram escolhidas como agentes de exposição por tenderem a ter um melhor senso de cheiros do que os homens. Os parceiros masculinos ganharam camisas limpas para vestirem por 24 horas, onde não se podia usar desodorantes e outros produtos perfumados, cigarros ou comer alimentos que poderiam afetar o cheiro natural do corpo. Então, as camisas foram congeladas para a preservação do cheiro.

As mulheres foram aleatoriamente escolhidas para cheirarem uma camisa que foi ou vestida pelo seu parceiro, ou vestida por um desconhecido, ou não vestida por ninguém (controle). Não foi dita a elas qual a origem de cada camisa cheirada. Então, após a atividade olfativa, as participantes foram submetidas a testes de estresse que envolviam uma falsa entrevista de emprego e um teste de matemática, além de serem questionadas sobre seus níveis de estresse e terem amostras salivares coletadas para a avaliação quantitativa dos níveis de cortisol.

O resultado foi que as mulheres que cheiraram a roupa dos seus parceiros se sentiram menos estressadas antes e depois dos testes de estresse. Aquelas que cheiraram a roupa do parceiro e conseguiram identificar corretamente que a camisa pertencia ao parceiro também exibiram menores níveis de cortisol, sugerindo que a redução de estresse relacionada ao cheiro aumenta quando se sabe que aquele cheiro é do parceiro. Já mulheres que cheiraram a camisa de um desconhecido mostraram ter maiores níveis de cortisol durante o teste de estresse.

Os autores do estudo acham que mecanismos evolucionários estão por trás dos achados. Humanos modernos (Homo sapiens) sentem medo de estranhos, especialmente se forem do sexo masculino - mais agressivos -, sendo, portanto, possível que o cheiro de um desconhecido ative a famosa resposta 'lute ou fuja' (!), a qual leva a uma elevação do cortisol. E isso pode acontecer sem estarmos inteiramente cientes do que está acontecendo.

(!) Leitura recomendada'Luta ou Fuga' não é disparado pela adrenalina, mas pelo seu osso

Os achados podem ajudar as pessoas a ficarem mais calmas quando seus parceiros estão longe via medidas simples, como separar roupas usadas por eles para interação durante os períodos de 'solidão'.


REFERÊNCIAS

Está estressada? Cheire as roupas do seu parceiro amado! Está estressada? Cheire as roupas do seu parceiro amado! Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 05, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]