Últimas Notícias

[5]

Duas em cada três mulheres sofrem de insônia no terceiro mês de gravidez



Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, Universidade de Jaén e do Serviço de Saúde Andalusian (SSA), mostrou que 64% das mulheres grávidas sofrem de insônia no terceiro semestre de gravidez. Esse número é mais do que 10 vezes maior do que aquele registrado para insônia em mulheres fora dessa específica janela de gravidez (6%). Além disso, durante os dois primeiros trimestres, cerca de 45% das mulheres sofrem com o problema. Os achados foram publicados no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology.

Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores analisaram 486 mulheres grávidas saudáveis de Granada, Jaen, Huelva e Seville (regiões na Espanha) que foram atendidas no SSA antes das 14 semanas de gravidez (primeiro trimestre). O efeito da gravidez nessas mulheres foram monitorados ao longo de todos os três trimestres. Os resultados das análises revelaram que 44,2% das mulheres grávidas sofrem de insônia no primeiro trimestre de gravidez, valor que aumenta para 46,3% no segundo trimestre e para 63,7% no terceiro trimestre. Antes da gravidez, apenas 6,1% dessas mulheres reportaram o problema.

Segundo os pesquisadores, esses achados mostram que o problema da insônia durante a gravidez precisa ser melhor debatido entre os especialistas e trabalhado com as pacientes, algo que, infelizmente, ainda é bastante subestimado.

- Continua após o anúncio -



De acordo com a Dra. María del Carmen Amezcua Prieto - uma das pesquisadores responsáveis pelo novo estudo -, apesar de já ser bem conhecido que problemas de sono pré-existentes pioram na gravidez e que novos problemas frequentemente surgem nesse período, existe uma tendência de assumir que as dificuldades relacionadas ao sono são fenômenos característicos normais da gravidez e que eles precisam ser suportados. Isso, aliás, é refletido também entre as agências e especialistas de saúde ao redor do mundo, onde até mesmo nos guias de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) o problema não é adereçado.

Porém, a insônia causa vários problemas. Ela afeta a qualidade de vida das grávidas, aumenta a pressão sanguínea e os riscos de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional (1), depressão, nascimento prematuro e cesáreas não planejadas. Em outras palavras, o problema precisa, sim, ser levado a sério.

Uma das medidas mais simples e seguras que podem ser tomadas pelas grávidas para combater ou amenizar o problema é a maior prática de exercícios físicos durante a gravidez. Nesse sentido, as agências de saúde deveriam reforçar os benefícios dos exercícios físicos nessa fase para também adereçar os problemas de sono.

(1) Artigo Recomendado: O que é a diabetes gestacional?

Publicação do estudo: EJOGR

Duas em cada três mulheres sofrem de insônia no terceiro mês de gravidez Duas em cada três mulheres sofrem de insônia no terceiro mês de gravidez Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 29, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]