Últimas Notícias

[5]

Descoberto primeiro tubarão 'vegetariano' do mundo


Tubarões, como todos devem saber, são famosos por sua fome carnívora, e os inúmeros dentes ameaçadores e afiados na boca da grande maioria deixam isso bem claro. Porém, agora, cientistas descobriram a primeira espécie de tubarão que consegue viver de boa com uma dieta praticamente vegetariana!

O Tubarão-de-Pala (Sphyrna tiburo) é um pequeno tubarão-martelo da família Sphyrnidae. Atinge em média 1,5 m de comprimento e costuma habitar águas costeiras e estuários das zonas tropicais e temperadas. Sua distribuição populacional se estende da Carolina do Norte até o Brasil, incluindo o Golfo do México e Mar do Caribe. Um vivíparo placentário que se reproduz anualmente, possui o período de gestação mais curto conhecido entre os tubarões, entre 4,5 e 5 meses.



- Continua após o anúncio -



Comumente encontrado em rasos estuários e baías sobre algas diversas, lodo e fundos arenosos em profundidades variando de 10 a 80 metros, esse tubarão frequentemente se alimenta de camarões, pequenos caranguejos e pequenos peixes em meio às 'florestas' de macroalgas. Até aí, tudo normal. Porém, em 2007, pesquisadores encontraram algo estranho no intestino de jovens tubarões-de-pala: macroalgas variadas!



Para investigar esse estranho achado, pesquisadores colocaram vários tubarões-de-pala em um tanque externo de água marinha  e os alimentaram com uma dieta composta de 90% de macroalga marinha e 10% de lula três vezes por dia por 3 semanas. Apesar desse banquete quase que completamente 'vegetariano', todos os tubarões ganharam massa corporal! E, como reportado pelos pesquisadores na Society of Integrative and Comparative Biology, ao analisarem o fluxo de carbono (isótopo C-13) - alimentação, digestão e composição corporal - foi estimado que mais da metade da macroalga consumida (~58%) estava sendo aproveitada pelo corpo desses tubarões!



Como o tubarão-de-pala possui um intestino do mesmo comprimento dos seus outros parentes tubarões-martelos - herbívoros geralmente possuem longos intestinos para aumentar a eficiência digestiva das plantas terrestres -, os pesquisadores desconfiam que bactérias estão em simbiose no trato digestivo dessa espécie, ajudando a quebrar a parede celular dessas "plantas" marinhas. Reforçando: macroalgas, apesar de muito similares às plantas terrestres, não são plantas verdadeira - pertencem ao Reino Protista -, mas são geralmente referenciadas como 'vegetais inferiores'.




Publicação do estudo: SICB

Referências adicionais:
1. http://www.iucnredlist.org/details/39387/0
2. http://www.sciencemag.org/news/2018/01/meet-world-s-first-salad-eating-shark

Descoberto primeiro tubarão 'vegetariano' do mundo Descoberto primeiro tubarão 'vegetariano' do mundo Reviewed by Saber Atualizado on janeiro 08, 2018 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]