Últimas Notícias

[5]

Remissão da diabetes tipo 2 com nova estratégia de intervenção clínica


A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que está tendo um rápido aumento de prevalência ao redor do mundo, acompanhando especialmente o aumento no índice global de obesidade. Já soma 422 milhões de afetados e a maioria das pessoas com essa doença possuem graves outras doenças derivadas - problemas cardíacos, perda de visão e doenças renais - e reduzida longevidade. Os principais fatores de risco são o ganho de peso (adiposo) e a obesidade, estilo de vida sedentário, e padrões de dieta não saudáveis. E todos esses fatores de risco podem ser trabalhados e modificados, através do aumento de atividade física, reeducação alimentar e emagrecimento.

- Continua após o anúncio -



As recomendações atuais para o manejamento da diabetes tipo 2 frequentemente focam em tratamentos com múltiplas drogas para reduzir a glicose sanguínea e os riscos aumentados de doenças cardiovasculares, apesar da expectativa continuar substancialmente reduzida.

Agora, um novo estudo clínico publicado no The Lancet mostrou que a remissão dessa doença, muitas vezes considerado algo impossível, foi alcançado com grande êxito em boa parte dos voluntários que estavam participando de uma estratégia de intervenção já mostrada potencialmente eficaz em estudos anteriores. Após 12 meses, quase metade dos participantes no grupo de intervenção alcançaram a remissão para um estado de não-diabetes e sem uso de medicamentos anti-diabéticos!

Basicamente, 306 indivíduos foram recrutados, com idades entre 20 e 65 anos, com diabetes tipo 2 diagnosticada dentro dos últimos 6 anos, que não estavam recebendo insulina e que possuíam um índice de massa corporal (IMC) de 27 a 45 kg/m2. Desse total, foram produzidos dois grupos a partir de 149 participantes para cada um: um recebeu o novo protocolo de intervenção e o outro recebeu o tratamento tradicional.

No grupo de intervenção, houve a retirada de medicamentos anti-diabéticos e anti-hipertensivos, total substituição da dieta (852-853 kcal/dia por 3-5 meses, sob supervisão de especialistas), subsequente reintrodução da alimentação normal (2-8 semanas), e suporte estrutural para a manutenção a longo prazo do peso perdido.

Em 36 participantes (24%) do grupo de intervenção, houve uma perda de peso igual ou acima de 15 kg durante 12 meses e remissão completa da diabetes em 68 deles (46%). Em comparação, no grupo de controle houve remissão apenas em 6 (4%). Remissão foi definida como uma porcentagem de hemoglobina glicada (HbA1c) menor do que 6,5% (<48 mmol/mol) após, no mínimo, 2 meses sem medicação anti-diabética, em uma linha de base de 12 meses.

- Continua após o anúncio -



Os autores do estudo concluíram, com base nos resultados obtidos, que a diabetes tipo 2 - instalada no corpo da pessoa por até 6 anos, no caso - não é necessariamente uma permanente condição. Quando uma suficiente perda de peso (>10-15 kg) é obtida e mantida, as chances são altas do corpo não mais expressar sintomas e sinais da doença. Aliás, a remissão foi confirmada de estar intimamente relacionada com o grau de perda e manutenção de pelo ao longo dos 12 meses, com o seu alcance em 86% dos participantes com, no mínimo, 15 kg de emagrecimento, e 73% naqueles com emagrecimento de 10 kg ou mais.

Para atingir tais perdas de peso, foi usado por um período de alguns meses uma dieta de baixíssima caloria, mas balanceada com os nutrientes mínimos necessários ao bom funcionamento do corpo. Após uma acentuada perda de peso com essa intervenção, uma alimentação mais saudável (e caloricamente normalizada) foi introduzida, com o cuidado para que a perda de peso inicial fosse satisfatoriamente mantida.

Além disso, com a grande perda de peso obtida na intervenção clínica, a pressão sanguínea dos participantes no grupo de intervenção teve grande declínio - tirando a necessidade do uso de medicamentos anti-hipertensivos em 68% dos participantes -, o perfil lipídico teve uma significativa melhora e a qualidade de vida melhorou significativamente, algo não visto no grupo de controle.

Ainda segundo os autores, mesmo se a diabetes tipo 2 retornar futuramente, é provável que ocorra um "efeito de legado", onde a ausência da doença por um longo período de tempo terá garantido excelentes benefícios ao corpo. E se a pessoa se comprometer e se esforçar, a remissão talvez possa até ser vitalícia.



E mesmo com uma taxa alta (25%) de desistentes do protocolo de intervenção - mostrando que não são todos que conseguirão aderir à estratégia de tratamento - e exigência de que a diabetes não seja muito antiga - diagnosticada nos últimos 6 anos, com evidências mostrando que períodos muito longos com a doença tornam a remissão improvável - o novo estudo mostrou que é possível beneficiar milhões de pacientes ao redor do mundo com esse protocolo de emagrecimento e controle alimentar.


Os pesquisadores agora irão acompanhar os pacientes com remissão pelos próximos 4 anos para a análise dos resultados a longo prazo e verificar a capacidade de manutenção de peso. Segundo eles, os resultados obtidos até o momento já devem ser considerados para uma adoção nos cuidados de rotina de pacientes com diabetes tipo 2 que desejam atingir a remissão da doença.

Observação: Segundo os autores, uma intervenção mais drástica normalmente sendo usada para deter a diabetes tipo 2 era a cirurgia bariátrica (redução de estômago), a qual também objetiva grandes e rápidas perdas de peso. Porém, com grandes riscos envolvidos, alto custo e efeitos colaterais indesejáveis em grande parte dos casos, essa opção não é válida ou uma boa indicação para a maioria.


Artigos Complementares:

Publicação do estudo: The Lancet

Referências adicionais:
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0024703/
2. https://www.cdc.gov/diabetes/basics/diabetes.html

Remissão da diabetes tipo 2 com nova estratégia de intervenção clínica Remissão da diabetes tipo 2 com nova estratégia de intervenção clínica Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 06, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]