Popular medicamento usado para tratar hipertensão está associado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer de pele
Usada por milhões de pessoas ao redor do mundo, a hidroclorotiazida é um medicamento utilizado para tratar hipertensão (pressão sanguínea acima do normal), e o qual é frequentemente usado em combinação com outros medicamentos do tipo. Agora, um novo estudo de alta qualidade, grande porte e confiabilidade encontrou uma forte associação entre o consumo dessa droga com um maior risco de desenvolver câncer de pele.
Realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca e da Sociedade Dinamarquesa de Câncer, e publicado no Journal of American Dermatology, o estudo mostrou uma clara conexão entre o uso da hidroclorotiazida e um maior risco de câncer de pele, especificamente o carcinoma celular escamoso. E isso vem para se somar ao achado anterior, dos mesmos pesquisadores, de que essa droga aumenta o risco para câncer de lábio.
- Continua após o anúncio -
O estudo analisou cerca de 800 mil casos de câncer de pele na Dinamarca e mostrou que o risco de desenvolver câncer de pele com o uso a longo prazo desse medicamento chega a ser de até 7 vezes maior em comparação com indivíduos que não usam a hidroclorotiazida. Nesse sentido, os pesquisadores estimaram que cerca de 10% de todos os casos de carcinoma celular escamoso na Dinamarca podem estar sendo causados pelo medicamento.
Quando a hidroclorotiazida induz câncer, isso é devido ao fato de que essa droga pertence a um grupo de substâncias com efeito fotossensitivo. Isso significa que a hidroclorotiazida agrava os perigosos efeitos da exposição solar sobre a pele e os lábios, o que aumenta os riscos de câncer de pele (1). O tipo carcinoma celular escamoso, associado com a droga, é, felizmente, tratável e possui uma mortalidade bem baixa.
Os pesquisadores também analisaram outros medicamentos para tratar hipertensão, mas não encontraram associação deles com o aumento de câncer de pele.
- Continua após o anúncio -
Mas é preciso ficar atento. Apesar dos novos achados, os especialistas, incluindo os autores do novo estudo, não orientam as pessoas a suspenderem o uso de hidroclorotiazida sem antes consultar um médico responsável. Os riscos e benefícios do medicamento devem ser balanceados de caso para caso.
De qualquer forma, caso você use o medicamento, a recomendação é você conversar com o seu médico sobre o assunto e, se possível, verificar se existe possibilidade de troca.
(1) Para entender mais sobre o câncer de pele e danos solares, acesse: Radiação UV, Danos na Pele e Bronzeamento
Publicação do estudo: JAAD
Popular medicamento usado para tratar hipertensão está associado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer de pele
Reviewed by Saber Atualizado
on
dezembro 05, 2017
Rating: