Últimas Notícias

[5]

Popular medicamento usado para tratar hipertensão está associado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer de pele



Usada por milhões de pessoas ao redor do mundo, a hidroclorotiazida é um medicamento utilizado para tratar hipertensão (pressão sanguínea acima do normal), e o qual é frequentemente usado em combinação com outros medicamentos do tipo. Agora, um novo estudo de alta qualidade, grande porte e confiabilidade encontrou uma forte associação entre o consumo dessa droga com um maior risco de desenvolver câncer de pele.

Realizado por pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca e da Sociedade Dinamarquesa de Câncer, e publicado no Journal of American Dermatology, o estudo mostrou uma clara conexão entre o uso da hidroclorotiazida e um maior risco de câncer de pele, especificamente o carcinoma celular escamoso. E isso vem para se somar ao achado anterior, dos mesmos pesquisadores, de que essa droga aumenta o risco para câncer de lábio.


- Continua após o anúncio -



O estudo analisou cerca de 800 mil casos de câncer de pele na Dinamarca e mostrou que o risco de desenvolver câncer de pele com o uso a longo prazo desse medicamento chega a ser de até 7 vezes maior em comparação com indivíduos que não usam a hidroclorotiazida. Nesse sentido, os pesquisadores estimaram que cerca de 10% de todos os casos de carcinoma celular escamoso na Dinamarca podem estar sendo causados pelo medicamento.

Quando a hidroclorotiazida induz câncer, isso é devido ao fato de que essa droga pertence a um grupo de substâncias com efeito fotossensitivo. Isso significa que a hidroclorotiazida agrava os perigosos efeitos da exposição solar sobre a pele e os lábios, o que aumenta os riscos de câncer de pele (1). O tipo carcinoma celular escamoso, associado com a droga, é, felizmente, tratável e possui uma mortalidade bem baixa.

Os pesquisadores também analisaram outros medicamentos para tratar hipertensão, mas não encontraram associação deles com o aumento de câncer de pele.

- Continua após o anúncio -



Mas é preciso ficar atento. Apesar dos novos achados, os especialistas, incluindo os autores do novo estudo, não orientam as pessoas a suspenderem o uso de hidroclorotiazida sem antes consultar um médico responsável. Os riscos e benefícios do medicamento devem ser balanceados de caso para caso.

De qualquer forma, caso você use o medicamento, a recomendação é você conversar com o seu médico sobre o assunto e, se possível, verificar se existe possibilidade de troca.

(1) Para entender mais sobre o câncer de pele e danos solares, acesse: Radiação UV, Danos na Pele e Bronzeamento

Publicação do estudo: JAAD

Popular medicamento usado para tratar hipertensão está associado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer de pele Popular medicamento usado para tratar hipertensão está associado com um elevado risco de desenvolvimento de câncer de pele Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 05, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]