Últimas Notícias

[5]

Novo estudo revela como as células se reconstroem após a mitose


Quando as células somáticas se dividem, as novas células formadas precisam reconstruir seus núcleos e organizar seus genomas. Esse processo, apesar de essencial para a vida, era pouco entendido pelos cientistas. Agora, pesquisadores da Universidade de Bristol, Reino Unido, em um estudo publicado na Nature Cell Biology, demonstraram como as células ativam esse processo, através do inesperado emprego de actina filamentosa (F-actina) ao núcleo.



Em mamíferos, incluindo humanos, e outros seres eucariontes (células mais complexas que os procariontes), o núcleo celular guarda e protege o genoma. Quando células humanas, por exemplo, se dividem, o núcleo é rompido para permitir a segregação dos cromossomos (1). Uma vez que a segregação cromossômica é completa, novas células precisam restabelecer a estrutura nuclear e organizar seus genomas. O novo estudo britânico fornece a primeira evidência de que a polimerização da actina no núcleo ajuda a remodelar esse último e reorganizar o genoma após a divisão celular (no caso, mitose) em mamíferos. Antes se sabia que a polimerização citoplásmica da actina nas membranas plasmáticas era um essencial e versátil processo para definir a forma da célula, determinar a polaridade celular, interações celulares entre células e com a matriz, e a orientação da citocinese, mas nada relacionado com o momento de reestruturação "pós-mitótica".


- Continua após o anúncio -



 A polimerização de actina (ligação em série entre moléculas) prontamente ocorre no citoplasma das células, e os pesquisadores revelaram a formação de F-actina transiente e altamente dinâmica no núcleo de células-filhas à medida que elas começam a reconstruir a estrutura nuclear após a mitose.

Ao atrapalhar artificialmente o agrupamento de F-actina no núcleo, os pesquisadores mostraram que as células falham em expandir seu volume nuclear assim como mostram uma inabilidade em descompactar seus genomas. Com isso, as células se tornam bastante ineficientes em recuperar a informação genética codificada no DNA e acabam tendo suas divisões freadas consideravelmente.

A descoberta pode avançar substancialmente nosso conhecimento fundamental da regulação genômica no tempo e no espaço, e pode ser essencial em entender a natureza de cânceres e processos de degeneração no corpo. Trabalhos futuros dos pesquisadores terão foco em melhor entender as ações diretas ou indiretas da F-actina no processo.

Publicação do estudo: Nature

Novo estudo revela como as células se reconstroem após a mitose Novo estudo revela como as células se reconstroem após a mitose Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 19, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]