Genes 'RELÓGIOS' podem ser a chave para explicar a distinta evolução do cérebro humano
Há um bom tempo cientistas fazem a pergunta: por que o cérebro humano é tão especial? Ainda é pouco compreendido os processos que levaram à evolução da nossa distinta massa cerebral, e os pesquisadores buscam genes com papel crítico nesse nosso desenvolvimento cognitivo com o intuito de obter respostas. Agora, um novo estudo realizado por pesquisadores do O'Donnell Brain Institute pode ter encontrado pistas importantes nos chamados 'genes CLOCK'.
O cérebro humano é notavelmente maior do que os dos nossos mais próximos parentes, chimpanzés e bonobos. Porém, não podemos usar isso para justificar o nosso maior potencial cognitivo. Mamíferos como as baleias e os golfinhos possuem cérebros ainda maiores do que o nosso. Nesse sentido, foi sempre um mistério científico o porquê do nosso cérebro ter ficado o 'mais inteligente' ao longo do percurso evolucionário (talvez no mesmo nível dos Neandertais, nossos parentes do gênero Homo).
- Continua após o anúncio -
O novo estudo, publicado recentemente na Genes & Development, fornece evidências importantes de como um gene que controla o nosso relógio biológico também mostra-se capaz de desempenhar importantes funções em regular genes-específicos cruciais para a evolução cerebral. Esses genes, chamados de 'genes CLOCK' (Clock é 'relógio' em inglês), parecem produzir proteínas que afetam as funções e processos pelos quais os neurônios encontram seu lugar apropriado na estrutura do cérebro. Isso mostra que os genes CLOCK podem regular vários genes não-relacionados com o nosso ciclo circadiano, podendo ser essenciais para responder a questão sobre o nosso caminho evolucionário único em termos, principalmente, de desenvolvimento do neocórtex.
Análises de células neurais e atuação dos genes CLOCK no novo estudo renderam, basicamente, duas descobertas:
- Genes CLOCK regulam um conjunto de genes importantes para a evolução cerebral que posseum diferenças em termos de onde e quanto eles são expressos nos humanos comparado com outros primatas;
- Genes CLOCK regulam genes ligados a transtornos cognitivos, e possuem um importante papel na migração humana neuronal - o processo pelo qual neurônios gerados em outras partes 'indevidas' do cérebro viajam para os circuitos neurais apropriados. Defeitos nesse processo de migração leva ao desenvolvimento de variados transtornos cognitivos.
- Continua após o anúncio -
Em breve, novos estudos serão feitos para avaliarem a extensão dessa interferência dos genes CLOCK na estrutura cerebral humana.
Referência: UT Southwestern Medical Center
Genes 'RELÓGIOS' podem ser a chave para explicar a distinta evolução do cérebro humano
Reviewed by Saber Atualizado
on
dezembro 24, 2017
Rating: