Últimas Notícias

[5]

Cientistas do MIT propõem um método simples para o trânsito fluir quase duas vezes mais rápido


É bem comum nos depararmos com um inesperado e inexplicável engarrafamento no trânsito, ou uma maior lentidão que vai e vem. Agora, pesquisadores do MIT's Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL) mostraram que nós teríamos bem menos lentidão no trânsito se todos os motoristas fizessem uma pequena mudança no modo de direção: parassem de colar no carro da frente.

De forma mais específica, os pesquisadores argumentaram que se todos nós mantivéssemos uma igual distância entre o carro da frente e o carro de trás - algo cunhado por eles de 'controle bilateral' - chegaríamos aonde estamos nos dirigindo quase duas vezes mais rápido.

- Continua após o anúncio -



Os humanos tendem a ver o mundo em termos do que está à frente deles, tanto de forma literal quanto conceitural, parecendo contra-intuitivo olhar para trás. Mas se isso fosse reavaliado no trânsito, teríamos um dramático efeito em reduzir o tempo de viagem e consumo de combustível sem a necessidade de construir mais estradas ou fazer outras mudanças infraestruturais.

Ainda segundo os pesquisadores, os motoristas muito dificilmente irão mudar de uma hora para outra seu estilo de dirigir sempre querendo ficar o mais próximo do carro da frente, especialmente quando isso faz parte da natureza humana. Nesse sentido, os pesquisadores propõem que as companhias de carro atualizem seus sistemas de navegação e adicionem sensores tanto para a frente quanto para a parte de trás do para-choque, com o objetivo de orientar o motorista a manter uma distância igualitária entre o carro de trás e o da frente.

- Continua após o anúncio -



De acordo com os resultados da pesquisa do MIT, publicada no periódico IEEE Transactions on Intelligent Transportation System, mesmo se uma pequena porcentagem de todos os carros tivessem esses sistemas otimizados de orientação o trânsito ficaria significativamente melhor. 

Aliás, muitos pássaros possuem tal comportamento quando estão voando em bandos, e levam em consideração tanto os companheiros voando na frente quanto aqueles voando ao lado e atrás para otimizarem o voo. Essa foi a inspiração do novo estudo.

Trabalhos futuros agora do time de pesquisadores, financiados pela Toyota, irão rodar simulações para averiguar se essa nova metodologia não apenas traria maior fluidez ao trânsito mas também maior segurança.

Referência: MIT

Cientistas do MIT propõem um método simples para o trânsito fluir quase duas vezes mais rápido Cientistas do MIT propõem um método simples para o trânsito fluir quase duas vezes mais rápido Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 15, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]