Últimas Notícias

[5]

NASA anuncia um sistema estelar miniatura do nosso



Anunciado esta semana, a NASA encontrou uma estrela distante que suporta um sistema de oito planetas muito parecido com o nosso, além de ser o maior número de planetas já descoberto em um sistema planetário fora do nosso próprio.

A estrela, conhecida como Kepler-90, é apenas um pouco maior e mais quente do que o Sol, e o planeta Kepler-90i orbitando-a é pequenos o suficiente para ser rochoso. A observação do sistema foi possível graças aos dados acumulados pelo Telescópio Espacial Kepler e análise por engenheiros do Google com uma ferramenta de inteligência artificial.


- Continua após o anúncio -



Todos os planetas do Kepler-90 estão confinados em uma distância que equivale a do Sol até a Terra, como mostrado na imagem abaixo. Os planetas mais internos possuem órbitas extremamente apertada, com um ano em Kepler-90i durando somente 14,4 dias (em comparação, Mercúrio possui uma órbita em torno do Sol de 88 dias). Porém, apesar de poder ser rochoso, vida ali é improvável, já que a sua temperatura superficial é em torno de 426°C. No geral, o sistema parece uma versão miniaturizada do nosso e sugere que o processo de formação planetária que ocorreu no Sistema Solar é muito mais comum do que o imaginado.


- Continua após o anúncio -



Kepler-90 é uma estrela muito distante, estando a 2545 anos-luz de nós (1 ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano).

Nas últimas décadas, cerca de 3500 planetas exoplanetas (forma do Sistema Solar) já foram documentados.

Referências
1. https://www.nasa.gov/image-feature/ames/kepler-90-system-planet-sizes
2. https://www.nasa.gov/image-feature/ames/kepler-90-planets-orbit-close-to-their-star
3. http://www.bbc.com/news/science-environment-42356305
NASA anuncia um sistema estelar miniatura do nosso NASA anuncia um sistema estelar miniatura do nosso Reviewed by Saber Atualizado on dezembro 15, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]