FDA aprova pílula com sensor que rastreia digitalmente se o paciente tomou o medicamento
A Agência de Drogas e Alimentos dos EUA (FDA) aprovou ontem o primeiro medicamento no território norte-americano que possui um sistema de rastreamento digital. O Abilify Cite (tabletes de aripiprazol com sensor) possui um sensor que pode ser ingerido - encoberto pela pílula - e que registra se de fato o medicamento foi ingerido e está em contato com o ambiente ácido do estômago.
O produto é aprovado para o tratamento de esquizofrenia, tratamento agudo de episódios maníaco e misto associados com o transtorno bipolar I e para uso como um auxiliar no tratamento de depressão em adultos.
- Continua após o anúncio -
O sistema funciona através do envio de uma mensagem do sensor dentro da pílula para um adesivo especial. O adesivo, por sua vez, transmite a informação para um aplicativo móvel permitindo que o paciente rastreia a ingestão do medicamento no seu Smartphone. Os paciente também pode permitir que pessoas responsáveis com os seus cuidados e médicos tenham acesso à informação a partir de um portal na internet.
Do tamanho de um grão de areia, o sensor é ativado quando entra em contato com o fluído ácido estomacal, levando de 30 minutos a 2 horas para detectar a ingestão do tablete.
De acordo com especialistas, ser capaz de rastrear a ingestão de medicamentos prescritos para pacientes com doenças mentais pode ajudar bastante em alguns casos. Não tem como, por exemplo, um paciente enganar um médico quanto à ingestão do medicamento ou esquecer de tomá-lo.
Se der certo com esse medicamento, outros tratamentos diversos podem se beneficiar da nova tecnologia em um futuro breve.
Referências:
1. https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm584933.htm
2. http://www.bbc.com/news/health-41980836
FDA aprova pílula com sensor que rastreia digitalmente se o paciente tomou o medicamento
Reviewed by Saber Atualizado
on
novembro 15, 2017
Rating: