Últimas Notícias

[5]

Descoberto fóssil de transição evolucionária de um réptil terrestre para o ambiente aquático



Pesquisadores descobriram um fóssil quase completamente preservado que marca uma clara transição entre répteis terrestres e aquáticos, fornecendo informações mais do que valiosas sobre o enigmático grupo dos pleurosaurus e outras transições evolucionárias parecidas.

- Continua após o anúncio -



O novo fóssil (imagem de capa), encontrado na região de Solnhofen, Bavaria, e descrito em um estudo publicado na Royal Society Open Science, pertence a uma novo representante da ordem Rhynchocephalia (que engloba os pleurossauros), e muito provavelmente representa a origem transitória dos pleurossauros. Suas  características anatômicas não estavam completamente adaptadas para o ambiente aquático, mas estavam a caminho de torná-lo um ser aquático. A nova espécie faz parte de uma táxon irmã à família Pleurosauridae, e, se não era totalmente aquática, passava considerável tempo em meio aquático.

A criatura - nomeada de Vadasaurus pelos pesquisadores - viveu há 155 milhões de anos e não tinha o tronco alongado ou relativos pequenos membros que, mais tarde, fizeram parte das espécies aquáticas de pleurossauro. Além disso, outras características, como o formato do crânio, ossos menos mineralizados, e estrutura das narinas, trazem fortes evidências de que alguns aspectos físicos da criatura, de fato, estavam se tornando mais adaptados ao ambiente aquático. Ossos menos mineralizados, no caso, os deixam menos densos do que espécies terrestres relacionadas, permitindo um menor gasto energético enquanto o animal está nadando.


- Continua após o anúncio -



Além de fornecer importantes detalhes sobre o processo evolucionário ligados aos pleurossauros, a descoberta ainda pode lançar luz nos processos evolucionários que marcaram outras transições do tipo terrestre-marinho, como o surgimento dos ictiossauros e mosassauros, répteis marinhos que dominaram os mares durante largas porções da Era dos Dinossauros.



Publicação do estudo: Royal Society

Descoberto fóssil de transição evolucionária de um réptil terrestre para o ambiente aquático Descoberto fóssil de transição evolucionária de um réptil terrestre para o ambiente aquático Reviewed by Saber Atualizado on novembro 08, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]