Últimas Notícias

[5]

Descoberta câmara secreta gigantesca na Grande Pirâmide



Depois de dois anos de estudo, cientistas Franceses e Japoneses anunciaram que existe uma grande cavidade dentro da já misteriosa e relativamente pouco entendida pirâmide de Khufu (ou Cheops), no Egito.

Não se sabe o porquê da cavidade existir ou se de fato guarda algo de valor, especialmente considerando que o espaço não é facilmente e obviamente acessível. A descoberta foi feita com a ajuda de uma técnica conhecida como muografia, a qual pode sentir mudanças de densidade dentro de grandes estruturas rochosas. E o resultado foi confirmado por três análises independentes e distintas.



Nessa técnica utiliza-se as partículas múons, as quais são um subproduto das radiações cósmicas ao reagirem com os átomos da alta atmosfera. Essas partículas continuamente alcançam a Terra com uma velocidade próxima da luz e um fluxo em torno de 10 mil por metro quadrado. Nesse sentido, elas acabam atingindo e atravessando parcialmente tudo na superfície terrestre. Interagindo pouco com a matéria, algumas delas são absorvidas e algumas outras refletidas, especialmente em estruturas rochosas (densas). Isso permite uma análise não invasiva similar às radiografias mais convencionais.

Construída durante o reino do Faraó Khufu, entre 2509 e 2483 a. C., a Grande Pirâmide (ou Pirâmide de Khufu) possui uma altura de 139 metros, 230 metros de extensão na base, e é a maior das pirâmides egípcias localizadas em Giza, Cairo. Além disso, é um dos maiores e mais antigos monumentos na Terra, e ainda não existe um consenso sobre como essa pirâmide foi construída pelos povos antigos (apensas é sabido como os blocos estruturais foram transportados, por causa de papiros encontrados dessa época). Em seu interior é encontrado três grandes câmaras e uma série de passagens, a mais notável delas sendo a Grande Galeria, com 47 metros de comprimento e 8 metros de altura.


- Continua após o anúncio -



Uma cavidade menor na face norte, antes desconhecida, já tinha sido detectada há algum tempo pelos pesquisadores. A nova cavidade provavelmente possui 30 metros de comprimento e vários metros de altura - como mostrado na figura acima - e foi uma grande surpresa para os pesquisadores, os quais não esperavam tal estrutura de tais dimensões nessa pirâmide. O anúncio da descoberta já está gerando um gigantesco debate entre os especialistas sobre o que essa cavidade pode representar.

De acordo com alguns especialistas, é improvável que o novo espaço descoberto contenha quaisquer artefatos relacionados ao túmulo do rei, porque já existe uma câmara de enterro com o sarcófago dentro. Entre esses especialistas, especula-se que a cavidade tenha a função de ser uma "câmara de alívio", com o objetivo de reduzir o peso pressionando a Grande Galeria. Sistemas similares são vistos acima da câmara do Rei e na pirâmide do pai de Khufu, Sneferu, em Meidum.

Porém, outros especialistas consideram a câmara muito grande para servir a esse propósito. Nesse sentido, essa cavidade pode ser uma passagem estilo a Grande Galeria levando a uma outra câmara superior.

Pode ser também, segundo uma terceira hipótese, que a cavidade, junto com a Grande Galeria, esteja inserida em um sistema de contra-peso durante a construção da pirâmide.

A questão agora é saber como será feita uma investigação mais aprofundada para saber o que de fato tem dentro dessa cavidade e qual o seu real propósito. Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência da Computação e Matemática aplicada (Inria) na França, sugeriram uma ideia de como fazê-la, mas que precisaria ser aprovada pelas autoridades egípcias primeiro.

Basicamente, o plano seria furar um pequeno buraco para alcançar a câmara e colocar um pequeno robô - com 'habilidade' de voo - para analisar cada canto da possível nova câmara e revelar os seus segredos.


Publicação do estudo sobre o achado: Nature

Referência adicional: Nature (Blog)

Descoberta câmara secreta gigantesca na Grande Pirâmide Descoberta câmara secreta gigantesca na Grande Pirâmide Reviewed by Saber Atualizado on novembro 02, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]