Últimas Notícias

[5]

Comidas apimentadas podem diminuir sua vontade de consumir sal


De acordo com um novo estudo publicado no periódico Hypertension, da American Heart Association, indivíduos na China que apreciam mais comidas apimentadas parecem comer menos sal de cozinha (cloreto de sódio) e possuem menor pressão sanguínea, potencialmente reduzindo seus riscos de terem um ataque cardíaco ou um infarto.

Estudos anteriores já indicavam que a capsaicina - responsável pelo cheiro pungente da pimenta e uma das responsáveis pela sua ardência - realçava a percepção da comida estar salgada. Nesse sentido, pesquisadores em Chongqing, China, resolveram verificar se esse efeito também reduzia o consumo de sal.

- Continua após o anúncio -



O novo estudo envolveu 606 adultos chineses e determinou suas preferências por sabores salgados e apimentadoas. Os pesquisadores, então, ligaram as preferências analisadas à pressão sanguínea dos participantes.

Os resultados mostraram que aqueles que gostavam mais de comidas apimentadas possuíam, em comparação com aqueles que mostravam menos apreço:

- valores de pressão sanguínea 8 mmHg (sistólica) e 5 mmHg (diastólica) menores;

- consumiam significativamente menos sal na média.

Os pesquisadores também utilizaram técnicas de escaneamento cerebral para a observação de duas áreas no cérebro dos participantes - a insula e o córtex orbitofrontal - conhecidas de estarem envolvidas com a sensação do sabor salgado. Eles encontraram que as áreas estimuladas pelos sabores salgado e apimentado eram sobrepostas, e que o apimentado aumentava a atividade cerebral nas áreas ativadas pelo salgado.

Os pesquisadores concluíram que esse aumento de atividade faz as pessoas mais sensíveis ao sabor salgado, necessitando de uma menor quantidade de sal na comida para sentirem a mesma intensidade gustativa que seria proporcionada por uma maior quantidade de sal sem a presença de pimenta.

- Continua após o anúncio -



Como o estudo foi conduzido na China, os pesquisadores não sabem se os resultados são os mesmos para outras regiões do planeta, mas são grandes as chances de que a resposta seja positiva.

Ainda segundo os pesquisadores, adicionar pimenta na comida pode resultar em grandes benefícios à saúde relacionados ao corte em excesso de sódio. Para pessoas que não gostam de um alimento apimentado, mesmo pequenas quantidades de pimenta podem fazer a diferença na redução de sal.

Publicação do estudo: Hypertension

IMPORTANTE: 'Sal' e 'sódio' geralmente são usadas como sinônimos, mas são coisas completamente diferentes. Enquanto 'sal' no entendimento popular refere-se quase sempre ao cloreto de sódio - apesar de na química retratar um grupo de compostos químicos gigantesco formado pela união de um elemento metálico com um não-metálico - a palavra 'sódio' refere-se ao elemento químico sódio na tabela períodica e, em termos nutricionais, ao íon sódio (esse, sim, com papel nos organismos vivos). O sódio em qualquer excesso é o vilão nessa história. O sal de cozinha (cloreto de sódio) possui próximo da metade da sua massa composta de sódio. Nesse sentido, a maior parte do sódio consumido pelas pessoas acaba vindo de alimentos processados, mesmo muitos não sendo salgados. As agências de saúde recomendam que o consumo diário de sódio não ultrapasse os 2,3 gramas.

Para mais informações, acesse o artigo: Sódio e hipertensão

Comidas apimentadas podem diminuir sua vontade de consumir sal Comidas apimentadas podem diminuir sua vontade de consumir sal Reviewed by Saber Atualizado on novembro 01, 2017 Rating: 5

Sora Templates

Image Link [https://2.bp.blogspot.com/-XZnet68NDWE/VzpxIDzPwtI/AAAAAAAAXH0/SpZV7JIXvM8planS-seiOY55OwQO_tyJQCLcB/s320/globo2preto%2Bfundo%2Bbranco%2Balmost%2B4.png] Author Name [Saber Atualizado] Author Description [Porque o mundo só segue em frente se estiver atualizado!] Twitter Username [JeanRealizes] Facebook Username [saberatualizado] GPlus Username [+jeanjuan] Pinterest Username [You username Here] Instagram Username [jeanoliveirafit]